Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8061

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, José Augusto-
dc.contributor.authorSouza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de-
dc.date.accessioned2008-09-04T18:50:56Z-
dc.date.available2008-09-04T18:50:56Z-
dc.date.issued2008-01-22-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8061-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação - Ramo de Conhecimento Desenvolvimento Curriculareng
dc.description.abstractA tese de doutoramento “Contributo para o estudo da formação inicial do professor. Um estudo em torno da inovação curricular”, apresentada no ramo Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho, incide sobre a estrutura curricular dos cursos de Licenciatura do Ensino Básico 1º Ciclo, Portugal, e de Pedagogia, Brasil, questionando a formação inicial de professores em contextos diferenciados. Os conceitos desenvolvidos no quadro teórico referem-se à noção de currículo, problematizado como fato e como prática, às mudanças curriculares na década de 1990, à formação de professores em diversos países, da América Central, América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, com ênfase no Brasil e Portugal, à discussão sobre professores principiantes e, por último, à organização curricular dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade do Minho (UM), respectivamente. A problemática do estudo empírico, de natureza quantitativa e qualitativa, com recurso a diversos métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados, centra-se nesta interrogação: que perspectivas têm os intervenientes no processo inicial de professores (alunos, professores principiantes e coordenadora/diretora), no contexto dos cursos de Pedagogia da UFMG e Licenciatura em Ensino Básico 1º Ciclo da UM, relativamente a adequação da formação às práticas pedagógicas? Do estudo das perspectivas dos alunos (n=144), professores principiantes (n=8) e coordenadora/diretora (n=2) sobre a formação inicial e os contextos escolares da prática pedagógica, conjugadas com a análise de documentos, que estruturam os respectivos cursos, conclui-se que predomina a noção de currículo como fato, observando-se a existência, tanto no Brasil como em Portugal, de cursos organizados curricularmente numa sobreposição de disciplinas e num distanciamento relativamente à prática pedagógica. As dificuldades evidenciadas pelos professores principiantes reforçam a desconexão existente entre teoria e prática, tornando-se possível questionar não só a utilidade curricular de certas disciplinas, bem como processos e práticas de formação docente. O estudo comparativo dos cursos de Licenciatira em Ensino Básico 1º Ciclo (UM) e Pedagogia (UFMG) permite realçar aspectos positivos e negativos que poderão ser considerados em momentos de reestruturação, pois, apesar de realidades educacionais diferentes, há questões comuns aos dois países.eng
dc.description.abstractThe Ph.d “Contribution to the study of the professor‟s initial formation. A study on curricular innovation”, presented in the Educational field, branch of Curricular Development, of the Universidade do Minho, is about the curricular structure of the courses of Licensure of Basic Teaching 1st cycle in Portugal, and Pedagogy in Brazil, questioning the initial formation of teachers in differentiated contexts. The conceptions developed theoretically refer to the notion of curriculum, issued as fact and as practice, to the formation of professors in various countries, in Central America, in North America, in South America, in Europe and in Asia, especially Brazil and Portugal, to the discussion about beginners and, finally, to the curricular organization of the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Pedagogy course and Universidade do Minho (UM) Licensure of Basic Teaching 1st cycle course. The problematic of the empiric study, of both quantity and quality nature, with various methods and techniques of data collection and treatment, is based on the following question: what perspectives do students, professors, beginners and coordinators have in the initial professor process, in the context of the UFMG Pedagogy course and of the UM Licensure of Basic Teaching 1st Cycle course, concerning the formation of pedagogic practices? From the study of the students (n=144), professors (beginners) (n=8) and coordinators (n=2) perspectives on the initial formation and the school contexts of the pedagogic practice, along with the document analysis, which structure the courses, the following is concluded: the notion of curriculum as a fact prevails, in both Brazil and Portugal, there are courses organized in a subjects superimposition, in a distance from the pedagogy practice. The difficulties displayed by the beginners reinforce the disconnection existing between theory and practice, making it possible to question not only the curricular usefulness of certain subjects, but also the processes and practices of the teaching formation. The comparative study of the Licensure of Basic Teaching 1st Cycle (UM) and Pedagogy (UFMG) enhances positive and negative aspects that can be considered in restructuring moments, because, in spite of having different educational realities, Brazil and Portugal share some aspects.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleContributo para o estudo da formação inicial do professor. Um estudo comparativo em torno da inovação curriculareng
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc371.13eng
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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