Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80041

TítuloMetodologias de ensino na educação em sexualidade: desafios para a formação contínua
Outro(s) título(s)Teaching methodologies on sexuality education: challenges for in-service teacher training
Metodologías de enseñanza en la educación en sexualidad: retos para la formación continua
Autor(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Modelos de educação para a saúde
Metodologias de ensino
Portugal
Educación en sexualidad
Modelos de educación para la salud
Metodologías de enseñanza
Sexuality education
Health education models
Teaching methodologies
Data2019
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
CitaçãoVilaça, T. (2019). Metodologias de ensino na educação em sexualidade: desafios para a formação contínua. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 14(2), 1500-1537. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12614
Resumo(s)Nenhuma teoria ou modelo domina atualmente a investigação e prática na educação em sexualidade (ES) que, muitas vezes, é implementada sem qualquer referencial teórico. As diferentes metodologias de ensino aplicadas valorizam determinados constructos teóricos, usados de forma intencional, ou não, pelos/as professores/as quando recorrem a métodos e técnicas pedagógicos específicos. Assim, esta investigação visa compreender as práticas de professores/as para elaborar linhas orientadoras para a sua formação contínua em ES. Aplicou-se uma entrevista semiestruturada a um/a professor/a de cada Agrupamento de Escolas, numa amostra aleatória representativa do Distrito de Braga, Portugal (n=43). Observou-se que os temas/problemas abordados no ensino secundário, embora mais focados no pensamento crítico e na desconstrução de estereótipos relacionados com a sexualidade do que no 3º ciclo, continuavam também a incluir essencialmente com a falta de conhecimento sobre saúde reprodutiva. Os principais métodos aplicados, baseados no construtivismo e na aprendizagem ativa, eram os métodos expositivo ativo e de discussão. O cruzamento dos temas e metodologia utilizados permitiu inferir que a maior parte dos professores/as não usava um referencial teórico explícito, mas valorizava constructos da Teoria Social Cognitiva e Modelo Ecológico. Estes resultados mostram que é importante na formação de professores/as: aprofundar o conhecimento sobre os diferentes temas/problemas interdisciplinares da sexualidade humana e os modelos teóricos; refletir sobre a prática para melhorar o conhecimento pedagógico do conteúdo.
Currently no theory or model dominates the research and practice in sexuality education (ES), which is often implemented without any theoretical background. The different teaching methodologies applied value specific theoretical constructs, used intentionally or not, by teachers when they resort to specific pedagogical methods and techniques. Thus, this research aims to understand the practices of teachers to develop guidelines for their in-service training on ES. A semi-structured interview was applied to a teacher from each School Network, in a random representative sample of the District of Braga, Portugal (n = 43). It was observed that the themes / problems addressed in secondary education, while more focused on critical thinking and the deconstruction of stereotypes related to sexuality than in the third cycle, also continued to be mainly included the lack of knowledge about reproductive health. The main methods applied, based on constructivism and active learning were the active lecturing and discussion methods. The triangulation of the themes and methodology used allowed us to infer that most of the teachers did not use an explicit theoretical framework but valued constructs of the Cognitive Social Theory and Ecological Model. These results show that it is important in teacher training: to deepen knowledge about the different interdisciplinary themes / problems of human sexuality and theoretical models; to reflect on the practice to improve pedagogical content knowledge.
Ninguna teoría o modelo domina actualmente la investigación y práctica en la educación en sexualidad (ES) que, muchas veces, es implementada sin referencial teórico. Las distintas metodologías de enseñanza aplicadas valoran determinados constructos teóricos, utilizados de forma intencional, o no, por los/as profesores/as cuando recurren a métodos y técnicas pedagógicos específicos. Así, esta investigación visa comprender las prácticas de profesores/as para elaborar líneas orientadoras para su formación continua en ES. Se aplicó una entrevista semiestructurada a un/a profesor de cada Agrupamiento de Escuelas, en una amuestra aleatoria representativa del Distrito de Braga, Portugal (n=43). Se observó que los temas/problemas abordados en la enseñanza secundaria, aunque más enfocados en el pensamiento crítico y en la desconstrucción de estereotipos relacionados a la sexualidad que en el 3º ciclo, seguían también incluyendo esencialmente con la falta de conocimiento sobre salud reproductiva. Los principales métodos aplicados, basados en el constructivismo y en el aprendizaje activo, eran los métodos expositivo activo y de discusión. El entrecruzamiento de los temas y metodología utilizados permitió inferir que gran parte de los profesores/as no utilizaban un referencial teórico explícito, pero valoraba constructos de la Teoría Social Cognitiva y Modelo Ecológico. Estos resultados mostraron que es importante en la formación del profesorado: profundizar el conocimiento sobre los distintos temas/problemas interdisciplinarios de la sexualidad humana y los modelos teóricos; reflexionar sobre la práctica para mejorar el conocimiento pedagógico del contenido.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80041
DOI10.21723/riaee.v14iesp.2.12614
ISSN2446-8606
e-ISSN1982-5587
Versão da editorahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12614
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vilaça_(2019)_paper.pdfMetodologias de ensino na educação em sexualidade553,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID