Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/80001

TitleAs políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior
Author(s)Macedo, Elisabete
Torres, Leonor Lima
Keywordspolíticas educativas
políticas neoliberais
formação de professores
Issue dateJul-2022
PublisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitationMacedo, Elisabete & Torres, Leonor L. (2022). As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior. In Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia (pp. 1-28). Lisboa: APS.
Abstract(s)A dinâmica das políticas educativas das últimas décadas avançou em múltiplas escalas, disseminando a racionalidade económica na gestão escolar, orientando o desempenho dos alunos para uma lógica de resultados mensuráveis. Sob influência desta agenda, os currículos da formação de professores passaram a enfatizar dimensões economicamente rentáveis, encetando um processo de transformações profundas, pleno de tensões e contradições. Sob a vigência de racionalidades educativas divergentes, a formação de professores é realçada como determinante para o sucesso do ensino, todavia, examinando as políticas educativas atuais, transparecem sentidos contrários. Partindo de uma análise diacrónica sobre a interferência das políticas de pendor neoliberal nas atuais políticas educativas, procurámos refletir sociologicamente sobre que lógicas podem explicar a divergência, entre políticas que afirmam a formação de professores como um valor excecional, e a ausência de uma política de formação/desenvolvimento profissional, que enquadre um conjunto crescente de professores, cujo percurso formativo atingiu o grau académico de doutoramento
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80001
ISBN978-989-97981-7-5
Publisher versionhttps://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Educação_XI-APS-43312.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_XI-APS-43312.pdf679,4 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID