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dc.contributor.authorMacedo, Elisabetepor
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.date.accessioned2022-10-10T21:00:16Z-
dc.date.available2022-10-10T21:00:16Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.date.submitted2022-02-
dc.identifier.citationMacedo, Elisabete & Torres, Leonor L. (2022). As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior. In Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia (pp. 1-28). Lisboa: APS.por
dc.identifier.isbn978-989-97981-7-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80001-
dc.description.abstractA dinâmica das políticas educativas das últimas décadas avançou em múltiplas escalas, disseminando a racionalidade económica na gestão escolar, orientando o desempenho dos alunos para uma lógica de resultados mensuráveis. Sob influência desta agenda, os currículos da formação de professores passaram a enfatizar dimensões economicamente rentáveis, encetando um processo de transformações profundas, pleno de tensões e contradições. Sob a vigência de racionalidades educativas divergentes, a formação de professores é realçada como determinante para o sucesso do ensino, todavia, examinando as políticas educativas atuais, transparecem sentidos contrários. Partindo de uma análise diacrónica sobre a interferência das políticas de pendor neoliberal nas atuais políticas educativas, procurámos refletir sociologicamente sobre que lógicas podem explicar a divergência, entre políticas que afirmam a formação de professores como um valor excecional, e a ausência de uma política de formação/desenvolvimento profissional, que enquadre um conjunto crescente de professores, cujo percurso formativo atingiu o grau académico de doutoramentopor
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectpolíticas educativaspor
dc.subjectpolíticas neoliberaispor
dc.subjectformação de professorespor
dc.titleAs políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superiorpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Educação_XI-APS-43312.pdfpor
oaire.citationConferenceDate29 - 31 março 2021por
sdum.event.titleXI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente.por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.conferencePublicationIdentidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologiapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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