Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79932

TitleA globalização e a infância: Impactos na condição social e na escolaridade
Author(s)Sarmento, Manuel Jacinto
KeywordsInfância
Educação de infância
Globalização
Issue date2001
PublisherDP&A Editora
CitationSarmento, Manuel Jacinto (2001). “A globalização e a infância: Impactos na condição social e na escolaridade”, In R. Leite Garcia (Org.), Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro. DP&A Editora (13-28)
Abstract(s)O traço mais marcante da infância contemporâneaé a da mudança e pluralização das suas identidades, por efeito da globalização. São diversas as resultantes do facto de, pela primeira vez na História, ser possível considerar interacções globais que contribuem para a construção de uma só infância mundial, ainda que nesta mesma categoria se mantenham (e até agudizem) diferenças e desigualdades. A globalização da infância é hoje a resultante de processos políticos (por exemplo, por efeito da regulação introduzida por instâncias como a UNICEF, a OIT, etc.), processos económicos (por exemplo, a criação de um mercado global de produtos para a infância), processos culturais (por exemplo, a influência dos mitos infantis criados a partir das séries internacionais de televisão) e processos sociais (por exemplo, a institucionalização dos quotidianos da criança ou a difusão mundial da escola de massas). A globalização opera a partir de dois pólos: o da difusão universal de uma ideia do que é “o melhor interesse da criança” e a implicação que a maior desigualdade gerada pela globalização económica gera no grupo geracional infantil. Neste capítulo analisamos este duplo modus operandis da globalização na infância.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79932
ISBN85-7490-107-5
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarmento 2004 A Globalização e a Infância .pdf4,49 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID