Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79677

TítuloTurismo académico: um estudo sobre estudantes chineses em mobilidade internacional na Universidade do Minho (Braga/Guimarães)
Autor(es)Chang Liu
Orientador(es)Mendes, João
Palavras-chaveTurismo académico
Mobilidade internacional
Estudantes chineses universitários
Academic tourism
International mobility
Chinese university students
学术旅游
国际流动
中国大学生
Data15-Set-2022
Resumo(s)Este trabalho sobre turismo académico visa investigar o modo como decorreu a experiência de estudantes chineses na Universidade do Minho, os efeitos que estes tiveram no destino e, numa perspetiva mais ampla, noutras regiões próximas, ressalvando a importância de receber feedback dos indivíduos em contexto de mobilidade. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário, em chinês e português, a 66 estudantes chineses que realizaram mobilidade internacional na Universidade de Minho. O tratamento e aná lise dos dados quantitativos foi realizado através do programa Tencent Cloud. Com base nos resultados, a língua, o custo de vida e a recomendação de professores foram os fatores mais importantes conducentes à escolha de Portugal como destino de mobilidade, enquanto a cooperação interuniversitária foi o fator decisivo para a seleção final da Universidade do Minho. Durante o período da estadia, o afluxo destes estudantes chineses trouxe impactos económicos e outros benefícios para as localidades envolventes. As respostas revelam um alto nível de satisfação com a mobilidade na Universidade do Minho: a maioria das estudantes está disposta a recomendar Portugal como destino de mobilidade e turístico. Portanto, sugere-se que as instituições de ensino superior considerem oportunidades estratégicas para se promoverem, quer através da cooperação interuniversitária, quer através de recomendações de ex-alunos.
This dissertation about academic tourism aims to investigate how the experience of Chinese students at the University of Minho took place, the effects they had on the destination and, from a broader perspective, on other nearby regions, highlighting the importance of receiving feedback from individuals in a mobility context. To this end, a questionnaire survey was applied, in Chinese and Portuguese, to 66 Chinese students who undertook international mobility at the University of Minho. The quantitative data processing and analysis was carried out using the Tencent Cloud software. Based on the results, language, cost of living and teacher recommendation were the most important factors leading to the choice of Portugal as a mobility destination, while inter-university cooperation was the decisive factor for the final selection of the University of Minho. During the mobility period, the influx of these Chinese students brought economic impacts and other benefits to the surrounding localities. The responses reveal a high level of satisfaction with the mobility at University of Minho: most students are willing to recommend Portugal as a mobility and tourism destination. Therefore, it is suggested that higher education institutions consider strategic opportunities to promote themselves, either through inter university cooperation or through recommendations from former students.
本篇关于学术旅游的论文旨在调查中国学生在米尼奥大学的留学经历是如何发生的、 他们对目的地和附近其他地区有何影响,以及收集有流动经历的学生反馈的重要性。 为此,本研究对 66 名在米尼奥大学进行国际流动的中国学生进行了一次中葡双语的问 卷调查。该定量数据的处理和分析是通过腾讯问卷进行的。 结果表明,语言、生活成本和老师的推荐是影响中国学生选择葡萄牙作为流动目的 地的几个重要因素,而大学间合作项目是他们最终选择米尼奥大学的决定性因素。在 流动期间,中国学生的涌入给相关地区带来了经济影响等益处。数据显示,他们对米 尼奥大学的流动经历有很高的满意度:绝大多数学生愿意推荐葡萄牙作为留学和旅游 目的地。因此,建议高等教育机构可以考虑通过大学间的合作或前流动学生的推荐等 战略方法进行宣传。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79677
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liu Chang.pdfDissertação de Mestrado1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID