Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79650
Título: | Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
Outro(s) título(s): | Ensinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémico |
Autor(es): | Aznar Bernal, Leticia |
Orientador(es): | Dono López, Pedro |
Palavras-chave: | Pandemia Impacto covid-19 Enseñanza e-learning Formación a distancia Formación online ELE Aprendizaje español Herramientas digitales Tecnologías para la educación Recursos online Conciliación familiar Ensino Ensino à distância Formação online Aprendizagem de espanhol Ferramentas digitais Tecnologias para a educação Recursos online Reconciliação familiar |
Data: | 18-Jul-2022 |
Resumo(s): | La actual situación de pandemia por COVID-19 ha impuesto un escenario global de
incertidumbre. El confinamiento social generalizado y la urgente migración de una enseñanza
presencial a una virtual han obligado a la readaptación de emergencia de todas las etapas
educativas mostrando innumerables carencias. Este trabajo centra la mirada de un grupo de
alumnos/as que cursan asignaturas para el aprendizaje del español, y el profesorado implicado,
de la Universidad de Bialystok (Polonia), frente al estado de emergencia y las medidas sanitarias
adoptadas en el sector educativo de este país.
Este análisis se llevará a cabo desde una perspectiva metodológica cuantitativa de carácter
descriptiva, a partir del diseño y aplicación de un instrumento de recogida de datos conformado
por ocho bloques temáticos y con el que se pretende conocer y dar respuesta a los retos asumidos
por ambos colectivos (alumnado y profesorado), su percepción de los cambios producidos y la
validez y eficiencia de los enfoques y herramientas tecnológicas empleadas.
Con los resultados obtenidos se intentará dar respuesta a una serie de hipótesis, las cuales
están creadas a partir de la revisión bibliográfica existente durante este periodo marcado por la
crisis sanitaria actual y de los estudios acerca de la transformación de la actividad docente
presencial hacia nuevas modalidades de formación a distancia u online. Esto nos permitirá
entender mejor este punto de inflexión en la actividad docente, caracterizado en cierta medida por
la improvisación, donde se han tenido que desarrollar nuevas habilidades y competencias que
seguro permitirán alcanzar un nuevo marco metodológico más completo y flexible A actual situação pandémica da COVID-19 impôs um cenário global de incerteza. O confinamento social generalizado e a migração urgente do ensino presencial para o ensino virtual forçaram a readaptação de emergência de todas as fases educativas, mostrando inúmeras deficiências. Este documento centra-se num grupo de estudantes que estudam disciplinas de língua espanhola e nos professores envolvidos na Universidade de Bialystok (Polónia) face ao estado de emergência e às medidas de saúde adoptadas no sector educacional neste país. Esta análise será realizada numa perspectiva metodológica quantitativa descritiva, baseada na concepção e aplicação de um instrumento de recolha de dados constituído por oito blocos temáticos, com o objectivo de descobrir e responder aos desafios assumidos por ambos os grupos (estudantes e pessoal docente), a sua percepção das mudanças produzidas e a validade e eficiência das abordagens e ferramentas tecnológicas utilizadas. Os resultados obtidos serão utilizados para tentar responder a uma série de hipóteses, que se baseiam na revisão bibliográfica realizada durante este período marcado pela actual crise sanitária e pelos estudos sobre a transformação da actividade de ensino presencial em novas formas de formação à distância ou em linha. Isto permitir-nos-á compreender melhor este ponto de viragem na actividade docente, caracterizada até certo ponto pela improvisação, onde tiveram de ser desenvolvidas novas aptidões e competências que certamente nos permitirão alcançar um novo quadro metodológico, mais completo e flexível. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79650 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leticia Aznar Bernal.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons