Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79650

TítuloEnseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
Outro(s) título(s)Ensinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémico
Autor(es)Aznar Bernal, Leticia
Orientador(es)Dono López, Pedro
Palavras-chavePandemia
Impacto covid-19
Enseñanza
e-learning
Formación a distancia
Formación online
ELE
Aprendizaje español
Herramientas digitales
Tecnologías para la educación
Recursos online
Conciliación familiar
Ensino
Ensino à distância
Formação online
Aprendizagem de espanhol
Ferramentas digitais
Tecnologias para a educação
Recursos online
Reconciliação familiar
Data18-Jul-2022
Resumo(s)La actual situación de pandemia por COVID-19 ha impuesto un escenario global de incertidumbre. El confinamiento social generalizado y la urgente migración de una enseñanza presencial a una virtual han obligado a la readaptación de emergencia de todas las etapas educativas mostrando innumerables carencias. Este trabajo centra la mirada de un grupo de alumnos/as que cursan asignaturas para el aprendizaje del español, y el profesorado implicado, de la Universidad de Bialystok (Polonia), frente al estado de emergencia y las medidas sanitarias adoptadas en el sector educativo de este país. Este análisis se llevará a cabo desde una perspectiva metodológica cuantitativa de carácter descriptiva, a partir del diseño y aplicación de un instrumento de recogida de datos conformado por ocho bloques temáticos y con el que se pretende conocer y dar respuesta a los retos asumidos por ambos colectivos (alumnado y profesorado), su percepción de los cambios producidos y la validez y eficiencia de los enfoques y herramientas tecnológicas empleadas. Con los resultados obtenidos se intentará dar respuesta a una serie de hipótesis, las cuales están creadas a partir de la revisión bibliográfica existente durante este periodo marcado por la crisis sanitaria actual y de los estudios acerca de la transformación de la actividad docente presencial hacia nuevas modalidades de formación a distancia u online. Esto nos permitirá entender mejor este punto de inflexión en la actividad docente, caracterizado en cierta medida por la improvisación, donde se han tenido que desarrollar nuevas habilidades y competencias que seguro permitirán alcanzar un nuevo marco metodológico más completo y flexible
A actual situação pandémica da COVID-19 impôs um cenário global de incerteza. O confinamento social generalizado e a migração urgente do ensino presencial para o ensino virtual forçaram a readaptação de emergência de todas as fases educativas, mostrando inúmeras deficiências. Este documento centra-se num grupo de estudantes que estudam disciplinas de língua espanhola e nos professores envolvidos na Universidade de Bialystok (Polónia) face ao estado de emergência e às medidas de saúde adoptadas no sector educacional neste país. Esta análise será realizada numa perspectiva metodológica quantitativa descritiva, baseada na concepção e aplicação de um instrumento de recolha de dados constituído por oito blocos temáticos, com o objectivo de descobrir e responder aos desafios assumidos por ambos os grupos (estudantes e pessoal docente), a sua percepção das mudanças produzidas e a validade e eficiência das abordagens e ferramentas tecnológicas utilizadas. Os resultados obtidos serão utilizados para tentar responder a uma série de hipóteses, que se baseiam na revisão bibliográfica realizada durante este período marcado pela actual crise sanitária e pelos estudos sobre a transformação da actividade de ensino presencial em novas formas de formação à distância ou em linha. Isto permitir-nos-á compreender melhor este ponto de viragem na actividade docente, caracterizada até certo ponto pela improvisação, onde tiveram de ser desenvolvidas novas aptidões e competências que certamente nos permitirão alcançar um novo quadro metodológico, mais completo e flexível.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79650
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leticia Aznar Bernal.pdfDissertação de Mestrado5,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID