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TítuloViolência no namoro: estudo com adolescentes do ensino secundário de Guimarães
Outro(s) título(s)Dating violence: study with secondary school teenagers in Guimarães
Autor(es)Salgado, Tânia Filipa Miranda
Orientador(es)Cunha, Manuela Ivone P. da
Palavras-chaveAdolescentes
Legitimação da violência
Relações de intimidade juvenil
Violência no namoro
Adolescents
Dating violence
Legitimation of violence
Youth intimacy
Data13-Jul-2022
Resumo(s)A violência doméstica, assim como a violência no namoro, é um problema com impacto na sociedade, tendo tido uma grande visibilidade a nível social e científico. Este fenómeno psicossocial é transversal a todas as classes sociais, culturas e géneros. Reconhecendo-se a importância da escola na socialização dos jovens e sendo esta, simultaneamente, um contexto privilegiado para o aparecimento e sinalização de comportamentos violentos, o presente projeto apresenta uma proposta de investigação no domínio da violência nas relações de intimidade juvenis, procurando analisar as crenças e as práticas da violência no namoro a partir da ótica dos/as estudantes que frequentam o ensino Secundário no Concelho de Guimarães. Para a realização da investigação empírica foi aplicado um questionário estruturado com questões fechadas a 216 adolescentes, de ambos os sexos, de escolas secundárias do concelho de Guimarães. A análise dos resultados foi dividida em 2 componentes, os comportamentos realizados pelo próprio sujeito, abusivos ou não abusivos, foram organizados numa componente designada “Comportamentos do Próprio” e os comportamentos do(a) parceiro(a), abusivos ou não abusivos, estes foram organizados na componente designada “Comportamentos do Outro”. Os resultados mostram que de uma forma geral, os respondentes apresentam comportamentos positivos em momentos de discussão com o parceiro e não recorrem a métodos agressivos ou em forma de ameaça. Além disso, é relevante referir que cerca de 66% não culpam o parceiro do problema. No caso de existir a necessidade de reportar alguma situação de violência doméstica, 66% dos respondentes sabem onde se podem dirigir e com quem contactar. Na componente “Comportamentos Abusivos do Outro”, os resultados indicam que, de uma forma geral, os/as parceiros/as dos respondentes apresentam comportamentos positivos em momentos de discussão com o parceiro e não recorrem a métodos agressivos.
Domestic violence, like dating violence, is a problem with an impact on society, having had great visibility at a social and scientific level. This psychosocial phenomenon is transversal to all social classes, cultures and genders. Recognizing the importance of the school in the socialization of young people and being, at the same time, a privileged context for the emergence and signaling of violent behavior, this project presents a research proposal in the field of violence in juvenile intimate relationships, seeking to analyze the beliefs and practices of dating violence from the perspective of students who attend secondary education in the Municipality of Guimarães. In order to carry out the empirical investigation, a structured questionnaire with closed questions was applied to 216 adolescents, of both sexes, from secondary schools in the municipality of Guimarães. The analysis of the results was divided into 2 components, the behaviors performed by the subject, abusive or non-abusive, were organized in a component called "Behavior of the Self" and the partner's behaviors, abusive or non-abusive, these were organized in the component called “Other Behaviors”. The results show that, in general, the respondents present positive behaviors in moments of discussion with the partner and do not resort to aggressive or threatening methods. In addition, it is relevant to mention that about 66% do not blame the partner for the problem. If there is a need to report a situation of domestic violence, 66% of respondents know where to go and who to contact. In the component “Abusive Behaviors of the Other”, the results show that, in general, the partners of the respondents show positive behaviors in moments of discussion with the partner and do not resort to aggressive methods.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79571
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DS - Dissertações de mestrado

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