Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79348

TítuloPessoas e organizações no quotidiano pandémico: uma construção social da realidade?
Autor(es)Ribeiro, Pedro Eduardo
Palavras-chaveConstrução social da realidade
Pessoas
Organizações
Sentidos
Discursos
DataMai-2022
EditoraEdições Húmus
CitaçãoRibeiro, P. E. O. (2022). Pessoas e organizações no quotidiano pandémico: Uma construção social da realidade?. In J. Pinheiro, S. Mateus, & M. Franco (Eds.), Pestes e epidemias: Estudos Interdisciplinares em Humanidades (pp. 203-217). Edições Húmus.
Resumo(s)A pandemia do Coronavírus instalou-se no mundo e exigiu das pessoas e das organizações, enquanto empresas, instituições ou associações, mudanças no quotidiano societal. O presente ensaio pretende refletir sobre como pessoas e organizações se adaptaram a esta nova realidade, à luz da perspetiva da construção social da realidade (Berger e Luckmann, 1991). Conclui-se, por um lado, que as empresas se esforçaram e se esforçam por gerir o conhecimento ao seu dispor e por contribuir para a subsistência interna e ainda para a promoção de sentidos e discursos pela prevenção da transmissão do vírus. Por outro lado, tal traduz-se numa forma de legitimação do posicionamento organizacional nos média e na sociedade. A adaptação é clara e reveladora da força da construção social da realidade: a pandemia modificou a vida das pessoas e das organizações e estas procuraram adaptar-se e reconstruir-se, ainda que sob dois “mundos”, o objetivo e o subjetivo, os quais conduzem as práticas no quotidiano.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79348
ISBN978-989-755-754-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID