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https://hdl.handle.net/1822/78764
Título: | Os novos géneros discursivos como instrumentos para a promoção de competências de leitura: um estudo em contexto de preparação para o acesso ao Ensino Superior no Brasil |
Outro(s) título(s): | The new discursive genres as tools for the promotion of reading competences: a study on the context of preparation for the access to Higher Education in Brazil |
Autor(es): | Saghié, Najla Fouad |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Competências Leitoras Compreensão e Interpretação Gêneros Multimodais Leitura Reading Skills Comprehension and Interpretation Multimodal Text Genres Reading |
Data: | 14-Jun-2022 |
Resumo(s): | Idealizado no final do século passado, o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio –
representa uma modalidade avaliativa cujo objetivo é universalizar e padronizar os meios de avaliação
do ensino médio nacional para ingresso nas universidades.
Esta prova exige do candidato competências e habilidades complexas nem sempre esgotadas
pelas escolas que os preparam para a mesma. Diante desse cenário, faz-se necessário um maior
entendimento da matriz do Enem, dos seus eixos cognitivos, suas competências e suas habilidades,
como instrumento de práticas sociais que permita aos candidatos, com menos condições,
compreender melhor os conteúdos, dentro de um ambiente menos sistematizado, mais social e
ideologicamente contextualizado.
Para se chegar ao desenho do problema de pesquisa, levantou-se uma hipótese: o mau
rendimento dos alunos nas provas de língua portuguesa é sintoma de falta de desenvolvimento de
competências e de habilidades de leitura
A partir dessa hipótese, procurou-se: i) identificar práticas e concepções dos alunos sobre a
leitura; ii) caracterizar o desempenho dos alunos na leitura de gêneros textuais diversos, relativamente
à compreensão dos procedimentos argumentativos e das estratégias de manipulação discursiva; iii)
avaliar estratégias de ensino e de aprendizagem que, pelo recurso a textos digitais e multimodais,
visam o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos procedimentos argumentativos e das
estratégias de manipulação discursiva.
Recorrendo ao inquérito por questionário e entrevista e à análise do desempenho dos alunos
em múltiplas tarefas de leitura, o presente trabalho de investigação permitiu caracterizar a relação dos
jovens estudantes com a leitura, identificar as dificuldades com que se debatem quando confrontados
com tarefas de leitura mais complexas e, em última instância, definir e avaliar estratégias de ensino e
aprendizagem que, pelo recurso a gêneros discursivos de natureza multimodal, visavam a promoção
de competências de leitura relevantes para a realização do Enem. Designed at the end of the last century, the Enem – National Secondary Education Examination – represents an assessment modality whose objective is to universalize and standardize the means of assessment of national secondary education for admission to universities. This test requires complex skills and abilities; these abilities are often poorly developed at secondary level. In this scenario, and considering the Enem as an instrument of social practices that allows candidates, with less conditions, to better understand the contents, within a less systematized but more socially and ideologically contextualized environment, it is important to get a greater understanding of the Enem matrix, its cognitive axis, its competencies and its abilities. In order to define the research problem, a hypothesis was raised: the poor performance of students in Portuguese language tests is a symptom of lack of reading skills. Based on this hypothesis, we sought to: i) identify students' practices and conceptions about reading; ii) characterize the performance of students in reading different textual genres, regarding the understanding of argumentative procedures and discursive manipulation strategies; iii) evaluate teaching and learning strategies that, through the use of digital and multimodal text genres, aim at developing the ability to understand argumentative procedures and discursive manipulation strategies. By the use of questionnaires and interviews and the analysis of student performance in multiple reading tasks, this research work allowed to characterize the relationship of young students with reading, to identify the difficulties they face when they have to deal with more complex reading tasks, and, ultimately, to define and evaluate teaching and learning strategies that, by using multimodal and digital text genres, aimed at promoting reading skills that are relevant to the realization of the Enem. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Literacias e Ensino do Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78764 |
Acesso: | Acesso aberto |
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