Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78763

TítuloPlanificação docente no Ensino Superior: um estudo numa universidade brasileira na disciplina de Programação Introdutória
Outro(s) título(s)Teacher planning in Higher Education: a study at a Brazilian university in the course “Introductory Programming”
Autor(es)Izeki, Claudia Akemi
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Seraphim, Enzo
Palavras-chaveEnsino Superior
Estudo qualitativo
Planificação docente
Programação Introdutória
Higher Education
Introductory Programming
Qualitative study
Teacher planning
Data7-Jun-2022
Resumo(s)A planificação é uma das atividades mais importantes de um professor, requerendo habilidades e tomadas de decisão efetivas, constituindo-se no processo determinante da operacionalização do currículo. Essencialmente, a planificação é um planejamento em que o professor mobiliza os elementos nucleares do currículo (objetivos, conteúdos, metodologia e lógica de organização de atividades, recursos didáticos e avaliação) para a prática em sala de aula e, para que se alcance as aprendizagens visadas, é imprescindível o alinhamento entre esses elementos numa relação de interdependência. No contexto do Ensino Superior, há poucos estudos sobre como os professores planificam, com evidência limitada de diretrizes de planificação, sendo a passagem da planificação para a ação um dos grandes desafios da prática docente. Num contexto mais específico, ensinar a programar computadores vem sendo foco de diversos estudos nacionais e internacionais devido às dificuldades no ensino/aprendizagem, tanto pela falta de formação pedagógica, quanto pela natureza da disciplina, requerendo diferentes habilidades dos estudantes ao mesmo tempo. É no contexto desses dois âmbitos “Planificação no Ensino Superior” e “Programação Introdutória” que este trabalho se insere. Tomando-se como referência uma universidade federal brasileira, tivemos como objetivo primário compreender as concepções e as práticas docentes de planificação e de operacionalização dos elementos nucleares do currículo na disciplina de Programação Introdutória. Estudar as concepções e práticas docentes no ensino da Programação Introdutória é um tema importante no contexto do Ensino Superior, pois compreendê-las ajudará a promover reflexões e mudanças para um processo de ensino e de aprendizagem mais efetivo. A investigação teve enfoque predominantemente qualitativo, tendo como principais técnicas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores, observação de aulas de quatro professores, inquéritos por questionários e grupos focais com estudantes, sendo os dados analisados pela técnica de análise de conteúdo e os dados quantitativos pela estatística descritiva. Como resultados, obteve-se uma análise aprofundada sobre a planificação da disciplina de Programação Introdutória e sua operacionalização nas vozes de professores e estudantes, as dificuldades enfrentadas pelos professores, e os fatores que condicionam os processos de ensino, aprendizagem e avaliação na disciplina. As principais conclusões deste trabalho apontam para traços de um profissionalismo restrito dos professores focado na sala de aula e no individualismo, conhecimento do ensino empírico e artesanal dos professores pela tentativa e erro, relação com os estudantes na forma de uma liderança diretiva de cima para baixo, evidências de uma teoria curricular técnica em que o professor possui a função de cumprir o plano previsto e de transmitir conhecimentos, desequilíbrio entre os domínios do agir, conhecer e ser, e desalinhamento entre as decisões tomadas no nível formativo e as que se concretizam no nível do plano real (ou de sala de aula). Para trabalho futuro sugere-se o desenvolvimento de diretrizes para planificação e operacionalização do currículo no Ensino Superior no contexto da Programação Introdutória, visando o alinhamento das suas partes constituintes para que se alcance o sucesso da aprendizagem e dos resultados acadêmicos a par do investimento na formação pedagógica dos docentes.
Planning is one of the most critical activities of a teacher, requiring skills and effective decision-making, constituting the determining process for the operationalization of the curriculum. Essentially, in planning, the teacher mobilizes the core elements of the curriculum (objectives, content, methodology and logic for organizing activities, resources, and assessment) for classroom practice and to achieve learning targeted alignment between these elements in a relationship of interdependence is essential. There are few studies in Higher Education on how teachers plan, with limited evidence of planning guidelines, with the transition from planning to action being one of the significant challenges of teaching practice. In a more specific context, teaching to program computers has become a challenging task for higher education teachers, both due to the lack of pedagogical training and the nature of the discipline, requiring different skills from students simultaneously, being the focus of several national and international studies on difficulties in teaching and learning. This work inserts in the context of these two areas: “Teacher planning in Higher Education” and “Introductory Programming”. Our primary objective was to understand the teaching conceptions and practices of planning and operationalization of the core elements of the curriculum in the subject of Introductory Programming at a Brazilian federal university. Studying concepts and practices in the teaching of Introductory Programming is an essential topic in Higher Education, as understanding them will help to promote reflections and changes for a more effective teaching and learning process. The investigation had a predominantly qualitative focus, having as primary data collection techniques semi-structured interviews with teachers, observation of four teachers' classes, surveys through questionnaires with students, and focus groups with students. We used content analysis and descriptive statistics to analyze the qualitative and quantitative data. As a result, there was an in-depth analysis of the planning of the Introductory Programming discipline and its operationalization in the voices of teachers and students, the difficulties teachers face, and the factors that condition the teaching, learning and evaluation processes in the discipline. The main conclusions of this work point to: (i) traits of restricted professionalism of teachers focused on the classroom and individualism; (ii) knowledge of practical and artisanal teaching of teachers by trial and error; (iii) relationship with students in the form of a top-down directive leadership; (iv) evidence of a technical curriculum theory in which the teacher has the function of fulfilling the planned plan and transmitting knowledge; (v) imbalance between the domains of acting, knowing, and being; and (vi) misalignment between decisions made at the formative level and those that materialize in the classroom level. For future work, we suggested developing guidelines for the planning and operationalization of the curriculum in Higher Education in the context of Introductory Programming, aiming at the alignment of its constituent parts to achieve the success of learning and academic results along with investment in teacher's training.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78763
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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