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https://hdl.handle.net/1822/7874
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Vitor | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Artur | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-27T21:32:02Z | - |
dc.date.available | 2008-05-27T21:32:02Z | - |
dc.date.issued | 2008-01-31 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, I. [et al.], ed. lit. – “Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, Portugal, 2008”. [Porto : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972840082-9. p. 717-720. | eng |
dc.identifier.isbn | 972840082-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7874 | - |
dc.description.abstract | Tendo por premissa que a educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve conduzir os jovens à adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis, desenvolvemos o presente estudo que teve como objectivos: conhecer as concepções de educação para a saúde dos professores; caracterizar as suas actividades de educação para a saúde; conhecer os hábitos alimentares dos alunos, tipo de actividade física e identificar comportamentos de risco, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e comportamento sexual. É um estudo descritivo e transversal, em que os dados foram recolhidos através de um questionário on line, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados. Participaram neste estudo um total de 77 professores, e 467 alunos, provenientes de Escolas situadas na região norte de Portugal. Resultados: Todos os professores do 1º ciclo e de ciências naturais (2º ciclo) dizem realizar Educação para a saúde, enquanto que os professores das ciências exactas e tecnologias dizem não realizar; a maior parte dos professores diz que quem deve ensinar educação para a saúde são os pais, professores e profissionais da saúde em conjunto; cerca de dois terços dos jovens dizem não ter experimentado tabaco, a bebida mais consumida é o vinho; a maioria dos jovens diz não consumir qualquer tipo de droga ilícita e são os rapazes que afirmam mais frequentemente já ter tido relações sexuais. Conclusões: A educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve levar os jovens a adoptarem e manterem estilos de vida saudáveis. Consideramos, este estudo como um ponto de partida necessário a que uma intervenção comunitária em termos de educação para a saúde se possa efectivar. | eng |
dc.description.sponsorship | LIBEC/CIFPEC - unidade de investigação 16/644 da FCT. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Educação para a Saúde | eng |
dc.subject | Hábitos alimentares | eng |
dc.subject | Álcool | eng |
dc.subject | Tabaco | eng |
dc.subject | Drogas | eng |
dc.subject | Comportamentos sexuais | eng |
dc.title | Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos | por |
dc.type | article | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Livros de Actas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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