Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78625

TítuloTrabalho colaborativo e desenvolvimento da criatividade - potencialidades da colaboração no desenvolvimento de capacidades criativas nas crianças
Outro(s) título(s)Collaborative work and creativity development - potentials of collaboration in the development of children's creative abilities
Autor(es)Barroso, Maria Albina Araújo
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveCompetências sociais
Criatividade
Trabalho colaborativo
Collaborative work
Creativity
Social skills
Data18-Fev-2022
Resumo(s)Vivemos numa sociedade que nos obriga, todos os dias, a superar desafios, resolver problemas e a procurar sempre fazer mais e melhor. Se há ensinamento que podemos retirar desta pandemia é que não podemos tomar nada como garantido. É em situações de aperto que a criatividade demonstra ser uma característica essencial do ser humano. Apesar de ser frequentemente relacionada com alguma forma de arte, a criatividade é muito mais do que isso, trata-se de uma habilidade crucial para profissionais das mais diversas áreas e encontra-se intimamente ligada ao desenvolvimento pessoal do individuo. Neste relatório pretendia-se perceber de que forma o trabalho colaborativo e as competências sociais que este estimula (entreajuda, empatia, atenção ao outro, respeito) potenciam as capacidades criativas das crianças. Partiu-se do princípio que um ambiente educativo pautado pelo respeito e a entreajuda, permitiria que a criança se sentisse acolhida e segura, o que poderia incentivar a mesma a desenvolver as suas máximas capacidades, entre elas as criativas. O estudo foi realizado numa sala de jardim de infância, com um grupo heterogéneo, e numa turma do 1ª ano de escolaridade. De um modo geral, o trabalho desenvolvido teve um impacto bastante positivo em ambos os contextos, denotando-se um fortalecimento nos laços afetivos entre as crianças, incentivados pela implementação da metodologia de trabalho de projeto e a promoção do trabalho colaborativo. Nos dois contextos, os grupos de crianças mostraram-se mais confortáveis para se expressar criativamente há medida que iam trabalhando em colaboração com os restantes colegas. Para além disso, o estudo ficou marcado pelo claro potencial criativo dos grupos de intervenção, que fica espelhado nos projetos desenvolvidos e que serão apresentados. Com a recolha de dados, procedeu-se a uma análise dos objetivos estabelecidos para este projeto e de que forma estes foram concretizados. Terminou-se esta parte com algumas considerações sobre os dados recolhidos e de que forma reforçam o tema em investigação. O relatório termina com as conclusões finais sobre o projeto de intervenção, reconhecendo-se o contributo das atividades implementadas para a promoção da criatividade nas crianças.
We live in a society that forces us, every day, to overcome challenges, solve problems and always seek to do more and better. If there is any lesson that we can take away from this pandemic, it’s that we cannot take anything for granted. It’s in tight situations that creativity proves to be an essential characteristic of human beings. Despite being related to some art form, creativity is much more than that, it is a crucial skill for professionals in all areas and is closely linked to the individual's personal development. The aim of this report was to understand how collaborative work and the social skills it encourages (helping each other, empathy, attention to others, respect) enhances children's creative abilities. It was assumed that an educational environment guided by respect and mutual help would allow children to feel welcomed and safe, which could encourage them to develop their maximum abilities, including the creative ones. The study was carried out in a kindergarten, with a heterogeneous group, and in a 1st grade class. In general, the work developed had a very positive impact in both contexts, notecing a strengthening of affective bonds between children, encouraged by the implementation of the Project Method and the promotion of collaborative work. In both contexts, the groups of children were more comfortable to express themselves creatively as they were working in collaboration with other peers. Furthermore, the study was marked by the clear creative potential of the intervention groups, which is reflected in the projects developed and which will be presented. With the collection of data, the objectives established for this project were analyzed, so we could understand how they were achieved. This part concludes with some considerations about the data collected and how they reinforce the topic under investigation. The report ends with the final conclusions on the intervention project, recognizing the contribution of the implemented activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78625
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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