Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78334

TítuloA respiração circular no ensino especializado do clarinete
Outro(s) título(s)Circular breathing in the specialized teaching of the clarinet
Autor(es)Ribeiro, João Daniel Pinho
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveClarinete
Ensino
Respiração circular
Circular breathing
Clarinet
Teaching
Data2021
Resumo(s)O presente relatório visa refletir todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional integrado no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho no ano letivo de 2019/2020. Este relatório foca-se essencialmente na respiração circular no ensino especializado de clarinete no distrito de Braga. O Estágio profissional e a prática de ensino supervisionada tiveram lugar numa escola profissional artística, abrangendo dois grupos de recrutamento: Clarinete (M04) e Música de Câmara (M32). Já o projeto de intervenção focou-se apenas no grupo de recrutamento M04 (Clarinete). Um dos objetivos deste projeto foi perceber de que forma o ensino da respiração circular é feito no distrito de Braga, e de que forma este poderia ser melhor. Foi realizada uma investigação no sentido de perceber o que os professores do distrito acham desta técnica, de que forma a utilizam, e de que forma a aplicam nas suas aulas. Para isso recorri à utilização de um inquérito por questionário realizado a vários professores do distrito. Além disso, procedi à recolha de informação e de métodos já existentes que abordam a aprendizagem da técnica. Com isto pretendia descobrir de que forma é possível aplicar o ensino da respiração circular no ensino especializado de clarinete. Mais tarde utilizei estes métodos para ensinar a respiração circular a dois alunos alvos da intervenção e realizei entrevistas aos mesmos para perceber de que forma a utilização destes contribuiu para o seu desenvolvimento enquanto instrumentistas.
This report aims to reflect all the work developed during the professional internship belonging to the Master in Music Teaching of the University of Minho in the 2019/2020 academic year. The main subject of this report is the circular breathing in the specialized teaching of the clarinet in the district of Braga. A professional internship, and a supervised pedagogic practice was realized in a Professional Music School involving the recrutment groups M04 (Clarinet) and M32 (Music Chamber). The intervention project focused on the recruitment group M04 (Clarinet). One of the goals of the project was to understand how was this instruction happening, and how it could be improved. An investigation was carried out to understand what teachers in the district think of this technique, how they use it, and how they apply it in their classes. For this, I resorted to the use of a questionnaire survey to several teachers of the district. In addition, I proceeded to collect information and existing methods that address the process of teaching this technique. With this I wanted to discover how it was possible to apply the teaching of circular breathing in the specialized teaching of clarinet. Later, I used these same methods to teach circular breathing to the two targeted students of the intervention and conducted interviews with them to understand how the use of these same methods contributed to their development as clarinet players.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78334
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+estágio_João Daniel Pinho Ribeiro.pdf2,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID