Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78210
Título: | Perfis individuais e estilos de aprendizagem em ambiente híbrido: um estudo com professores em formação continuada |
Outro(s) título(s): | Individual profiles and learning styles in a blended environment: a study with in-service education teachers |
Autor(es): | Leite, Eliana Alves Moreira |
Orientador(es): | Lencastre, José Alberto Silva, Bento Duarte da Borges Neto, Hermínio |
Palavras-chave: | Ambientes híbridos Estilos de aprendizagem Perfil individual Professores em formação continuada Hybrid environments Learning styles Individual profile In-service teacher education |
Data: | 29-Abr-2022 |
Resumo(s): | As transformações sociais, culturais e tecnológicas que ocorrem na sociedade contemporânea têm
influenciado a formação profissional do docente. Os ambientes formativos se alteraram com a
adição do ambiente virtual ao presencial, resultando em ambientes híbridos, abrangendo
profissionais de diferentes realidades e perfis individuais. As particularidades do ambiente híbrido
obrigam a novos desafios que emergem da necessidade de estruturar os processos de formação
mediante a heterogeneidade dos perfis dos docentes. Desse modo, este estudo foi orientado com
base na seguinte questão de investigação: como a identificação do perfil individual e estilo de
aprendizagem do professor da Educação Básica, a partir da formação continuada em ambiente
híbrido, poderá prospectar um design didáctico-pedagógico personalizado? Para responder a esta
questão, formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) descrever os elementos que
contribuem para formação continuada de professores; (ii) identificar o perfil individual e estilos de
aprendizagem do professor da Educação Básica em formação continuada; (iii) mapear as
estratégias adequadas aos perfis individuais e estilos de aprendizagem do professor da Educação
Básica em formação continuada; (iv) elencar as causas da evasão do professor da Educação Básica
em formação continuada em ambiente híbrido; (v) prospectar um re(desenho) de cursos de
formação continuada de professores em ambientes híbridos. Atendendo à natureza dos objetivos
delineados, adotou-se uma metodologia qualitativa e quantitativa com um desenho de estudo de
caso. Os participantes da pesquisa foram cursistas da especialização em Educação Ambiental
ofertada por uma Universidade Federal Brasileira. Para a coleta de dados, foram utilizados
inquéritos por questionário e por entrevista, aplicados no decorrer do curso e com egressos, as
narrativas dos participantes e os dados da plataforma Moodle. A partir desses dados, nos resultados
foram identificadas as características dos perfis individuais e estilos de aprendizagem dos
professores, cujos indicativos corroboraram para o desenho do curso em análise. Considera-se que
o conhecimento sobre especificidades do professor resulta numa formação diagnóstica e dialógica,
que se permeia pela valorização da opinião do professor sobre sua própria formação,
desconstruindo a homogeneização e impessoalidade nos percursos formativos, trazendo a
sensibilização da escuta para esse sujeito. The social, cultural and technological changes that occur in contemporary society have influenced the teachers’ professional training. The training environments changed with addition of the virtual environment to the on-site one, resulting in hybrid training processes, encompassing professionals from different realities and individual profiles. The heterogeneity of the hybrid training scenario face challenges that emerge from the need to structure training processes, through teacher’s particularities. Thus, this study was grounded on the following research question: Does identifying the primary education teacher's profile and learning style on in-service education in a hybrid environment prospect a personalised didactic-pedagogical design? To answer this question, the following specific objectives were prepared: (i) to describe the elements that contribute to the teachers' in-service education; (ii) to identify the individual profile and learning styles of primary education teachers in in-service education; (iii) to map the appropriate strategies to the individual profiles and learning styles of the primary education teacher in in-service education; (iv) to list the causes for primary education teacher dropout in in-service education in a blended environment; (v) to project a re(design) of in-service education courses for teachers in blended environments. Given the nature of the outlined objectives, a qualitative and quantitative methodology was adopted with a case study design. The research participants were teachers of the specialization course in Environmental Education, offered by a Brazilian Federal University (2017-2019). For data collection, questionnaires and interviews were used, applied during the course and with graduates and the participants' narratives. The characteristics of the profiles and individual styles of teachers were identified from these data, common indicatives corroborated for the course design under analysis, with the perspective of re(design) of hybrid scenarios. It is considered that knowledge about teacher's specificities results in a diagnostic and dialogic training, in which it is permeated by the appreciation of the teacher's opinion about their own training, deconstructing the homogenization and impersonality in the training paths, bringing the awareness of listening to this subject. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78210 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Alves Moreira Leite.pdf | Tese de doutoramento | 9,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons