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TítuloOs jornais e o ensino da física e química : uma análise de jornais diários e de opiniões de professores de física e química e de alunos do 9.º ano de escolaridade
Autor(es)Guedes, Sónia Manuela Marinho
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data19-Dez-2007
Resumo(s)Vários estudos realizados no âmbito da Educação em Ciências indicam que a inserção de artigos de jornal no ensino das Ciências contribui para o enriquecimento das práticas lectivas, para a formação dos alunos enquanto cidadãos cientificamente literados e para a promoção de uma aprendizagem das Ciências ao longo da vida. Nas orientações curriculares, para a disciplina de Ciências Físico-Químicas (C.F.Q.) do 3ºCiclo do Ensino Básico, também são efectuadas diversas referências aos jornais como um recurso a ser usado nas aulas, em diferentes temáticas. Esta investigação pretendeu: identificar os assuntos científicos contemplados em jornais diários portugueses; caracterizar a possível articulação entre os assuntos do âmbito da Física e Química identificados nos artigos de jornal analisados e os conteúdos previstos para a disciplina de C.F.Q. ao longo do 3º Ciclo do Ensino Básico; investigar as opiniões de professores de Física e Química e de alunos a frequentar o 9ºano de escolaridade relativamente à utilização de artigos de jornal, nas aulas de C.F.Q.; e investigar o eventual recurso a artigos de jornal, que envolvam temáticas de cariz científico, nas práticas pedagógicas dos professores de Física e Química. A investigação realizada com vista à consecução dos objectivos acima referidos inclui dois estudos. O primeiro envolveu a identificação e análise de 93 artigos publicados nos jornais Correio da Manhã, Publico e Jornal de Notícias, durante o mês de Outubro de 2005; o segundo estudo envolveu 56 professores a leccionar C.F.Q. do 3ºCiclo do Ensino Básico e 165 alunos a frequentar o 9ºano de escolaridade. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram, para o primeiro estudo, grelhas de análise e, para o segundo estudo, um questionário (duas versões similares) destinado a professores e a alunos. De uma forma global, os resultados obtidos na investigação realizada indicaram que os jornais podem ser um recurso didáctico com bastante potencial para ser usado nas aulas de C.F.Q., pois, por um lado, abordam temas relacionados com as Ciências e, por outro, são um meio de comunicação com o qual alunos e professores já estão familiarizados, visto que a maioria dos professores e dos alunos mencionaram ler jornais. Além disso, professores e alunos revelaram-se receptivos à utilização de jornais nas aulas de C.F.Q. e afirmaram que este recurso já tem sido usado nas aulas desta disciplina. No entanto, há algumas evidências de que é necessário promover a formação de professores de modo a tirarem mais partido da utilização dos jornais enquanto recurso didáctico.
Several research studies suggest that the use of newspaper articles in science education may enrich teaching practice and promote students’ scientific literacy as well as the development of lifelong learning competences. Curriculum guidelines for junior high school Physical Sciences (7th to 9th grade) make several references to the use of newspapers in a few science topics. The research reported in this dissertation aimed at: identifying the science issues dealt with by Portuguese diary newspapers; relating the issues dealt with by newspapers and the science contents to be taught to junior high school students; investigating Physical sciences teachers’ and 9th graders’ opinions on the use of newspapers in physical sciences classes; investigating the use of newspaper science articles in Physical Sciences teachers’ practices. The research carried out includes two studies. One of them focuses on the identification and analysis of 95 newspaper articles published during October 2005, in Correio da Manhã, Público and Jornal de Notícias. The other one involved 56 Physical Sciences teachers and 165 students attending 9th grade classes. As far as data collection instruments are concerned, a content grid analysis was used within the scope of the former study and two versions of a questionnaire were used in the latter one. The results of this research indicate that newspapers can be a worthwhile teaching resource in Physical sciences as they not only include issues that are supposed to be taught at school but also because students and teachers seem to be used to read them. In addition, students as well as teachers showed positive opinions towards the use of newspapers in the physical sciences classroom and some of them even stated that they already use this mass media. However, there is some evidence that it is necessary to promote teacher education so that teachers can take more profit from newspaper science articles as a didactical resource.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Física e Química.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7781
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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