Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/7748

TitleAtitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas
Author(s)Ferreira, Maria Eduarda
Reis, Carlos F.
Tracana, Rosa Branca
Leitão, J.
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsEnsino experimental das ciências
Professores do 1º CEB
Atitudes face às ciências
Meio rural
Meio urbano
Issue dateDec-2007
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança
JournalRevista em Literacia e Bem-Estar da Criança
Citation"Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45.
Abstract(s)O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7748
ISSN1646-7329
Publisher versionhttp://www.libecline.pt.tp/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)
DCILM - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtitudesProfs.pdfArtigo613,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID