Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77307

TítuloCurrículo e formação inicial: uma análise do curso de educação física do Instituto Federal do Ceará
Outro(s) título(s)Curriculum and initial training: an analysis of the physical education course in the Federal Institute of Ceará
Autor(es)Carneiro, Adriano Barros
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveCurrículo
Educação Física
Formação Inicial
Curriculum
Initial Education
Physical Education
Data23-Mar-2021
Resumo(s)A pesquisa “Currículo e formação inicial: uma análise do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará” foi submetida ao Instituto de Educação da Universidade do Minho, para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular. Tem como objetivo principal compreender as percepções dos docentes sobre a reformulação curricular de um curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará, a partir da interface com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso fundamentado na abordagem qualitativa e teve como base o referencial epistemológico relacionado às políticas curriculares da formação inicial de professores em Educação Física no Brasil. A coleta de dados partiu de um estado da arte sobre a temática estudada, combinada com uma análise documental, que teve como fontes essenciais o projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE, as Diretrizes Curriculares Nacionais e uma pesquisa de campo que resultou na aplicação de um roteiro de entrevista individual a quatro professores formadores do curso investigado. Os depoimentos foram analisados e interpretados com base na análise de conteúdo. As análises demonstraram que a reformulação do currículo atendeu, em parte, às Resoluções do Ministério da Educação e à legislação vigente, não sendo consultados outros projetos pedagógicos, sem a participação da comunidade acadêmica, apenas com o coletivo de professores na construção desse processo. Contudo, um fator importante observado é que o curso objetiva uma formação ampliada, mesmo sendo um curso de Licenciatura voltado para a formação de professores para atuar na educação básica (escola). A reformulação curricular aconteceu de forma coletiva e colaborativa, entretanto, o atual currículo encontra-se com uma estrutura curricular inadequada por ser um curso de Licenciatura e oferecer uma formação ampliada, confundindo-a com atuação ampliada, com viés para o Bacharelado. Sobre o currículo em ação houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos docentes, a relação teoria-prática acontece e é bastante estimulada, mas precisa ser melhor discutida, entendida e aplicada. O curso tem uma cultura extensionista forte e o estágio curricular supervisionado foi apontado como fundamental para a formação dos professores.
The research "Curriculum and Initial training: an analysis of the Physical Education Course in the Federal Institute of Ceará" was submitted to the Institute of Education in the University of Minho, to obtain the degree of Doctor in Educational Sciences, in the specialty of Curricular Development. The main objective of the research is to understand the teachers’ perceptions about the Curricular Reformulation of the Licenciate Degree Course in Physical Education in the Federal Institute of Ceará, from the interface with the National Curricular Guidelines. This research was developed through a case study based on a qualitative approach and was based on the epistemological referential related to the curriculum policies of the initial teacher’s training in Physical Education in Brazil. The data collection started from a state of the art on the studied theme in conjunction with a documental analysis, which had as essential sources the pedagogical project of the Licenciate Degree course in Physical Education from IFCE, the National Curricular Guidelines, and in addiction to a field research which resulted in the application of an individual interview script to four teachers trainers by the investigated Course. The testimonies were analyzed and interpreted based on its Content. The analyses showed that the reformulation of the curriculum met the Resolutions of the Ministry of Education and the current Legislation. Other Pedagogical Projects were not consulted, without the participation of the academic community, only with the collective of teachers in the building of this process. However, an important factor was observed: the course aims at an extended formation, even though it is a Licenciate Degree Course aimed at training teachers to act in basic education (School). The Curricular Reformulation happened in a collective and collaborative way, but the Current Curriculum has an inadequate Curricular Structure because it is a Licenciate Course, but offers an expanded training, confusing it with an expanded performance, with a bias for the Baccalaureate. Regarding the Curriculum in action there have been significant changes in teachers’ pedagogical practices, the theoretical-practical relationship happens and is quite stimulated, but it needs to be better discussed, understood and applied. The Course has a strong and extensionist Culture. Besides, the Supervised Curricular Internship was pointed out as fundamental for the teachers’ training.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77307
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriano Barros Carneiro.pdfTese de Doutoramento2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID