Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77148

TítuloDefinição de um modelo para criação de sistemas de conhecimento especializados com autorregulação de conteúdos
Outro(s) título(s)Definition of a model to support the creation of specialized knowledge systems with self-regulation contents
Autor(es)Pereira, Maria Isabel Mendes
Orientador(es)Santos, Henrique
Data24-Mar-2021
Resumo(s)Neste estudo é proposto um modelo de suporte à criação de sistemas de conhecimento especializados voltados para o espaço profissional. O seu alvo são os profissionais e empresas ligadas à indústria de software. Trata-se de um público que se depara com elevadas exigências de conhecimento atualizado e validado para a sua prática diária, estando este sujeito a transformações e alterações constantes em consequência da rápida evolução tecnológica. O interesse subjacente a esta investigação baseia-se na crescente procura de espaços de aprendizagem flexíveis e personalizados, com vista a facilitar a dinamização do conhecimento em torno das necessidades aliadas ao trabalho do engenheiro de software. O seu uso, destina-se assim, ao meio onde laboram, no propósito de preencher lacunas e dificuldades que se prendem com as suas atividades quotidianas. Face a este problema a proposta apresentada neste estudo visa contribuir para desenvolvimento de ambientes de aprendizagem inteligentes, cuja base de funcionamento assenta em tecnologias modernas e procedimentos de aprendizagem ligados à era digital. Pretende-se com este tipo de soluções facilitar a aprendizagem interativa e colaborativa recorrendo às possibilidades que derivam do uso destas tecnologias. Desta forma pode-se oferecer resultados de consulta personalizados e contribuições validadas, aos utilizadores que procuram conhecimentos aliados a um determinado campo do saber. A abordagem tecnológica seguida teve como referência os princípios de funcionamento da Web Social Semântica e as tecnologias que lhe dão suporte. Dentro desta composição tecnológica realçam-se as ontologias enquanto estruturas de suporte, para representar e interligar conhecimento num determinado domínio. Ainda neste enquadramento foram estudadas e analisadas tecnologias semânticas para dar suporte ao processamento inteligente da informação gerida por estas soluções. A sua base de funcionamento assenta na representação controlada de conhecimento afeto a determinados domínios e em mecanismos para a gestão automática de conteúdos de natureza pedagógica que possam vir a ser partilhados e reutilizados por profissionais deste setor. Para isso, foi concebido e exposto um modelo que agrega tecnologias semânticas e sociais baseando-se também na teoria conectivista da aprendizagem. Este modelo constitui a base para o desenvolvimento de sistemas de conhecimento especializados destinados a estes contextos, muito embora, o conceito que o representa possa ser estendido a outras realidades e cenários ligados à aprendizagem.
With this study it was introduced a model to support the creation of specialized knowledge systems that are gear up for professional space. Their target, are professionals and companies linked to the software industry. It is a population that faces high demands for updated and validated knowledge for its daily activities, being that this knowledge is quickly changeable. The challenge involved to this research pertains to the growing demand for flexible and personalized learning environments, with a view to promoting self-learning linked to work needs. Due to this its use is intended to specific environments with the purpose of filling gaps and troubles, which bind with the professional activities. To address this problem it is proposed that this study will contribute for the development of smart learning environments to the work context, whose bases of functioning rests on modern technologies and learning procedures related to the digital age. The intention with these types of solutions is to facilitate the interactive and collaborative learning using the possibilities derived from emerging technologies. With that, is possible to offer personalized query results and validated contribution, to the users that are looking for circumscribed knowledge to a specific field. The technical approach followed had as basis the working principles of the Social Semantic Web and the technologies that support it. Within this technical composition we highlight the ontologies while support structures, to represent and interlink the knowledge in a particular field. Still in this framework semantic technologies were studied and analyzed to give support to the intelligent processing of the information run by these solutions. Its basis of operation relies on the knowledge-controlled representation related of certain domains. It also includes mechanisms for the automatic management of learning contents, which can be enriched, reused and shared in the professional sphere of software industry companies. For that, it was conceived and exposed a model that adds semantic and social technologies, also based on the connectivist theory of learning. This model forms the basis for the development of specialized knowledge systems for these contexts. However, the concept that represents can be extended to other realities and scenarios linked to learning.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoPrograma Doutoral em Tecnologias de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77148
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CAlg - Teses de doutoramento/PhD theses

Ficheiros deste registo:
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