Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76730

TítuloDentro da vida educar: fragmentos e exercícios hermenêuticos
Autor(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveEducação
Ser humano
Conhecimento
Filosofia
Data2021
EditoraTeórica Edições
CitaçãoCunha, António Camilo (2021). Dentro da vida educar. Fragmentos e exercícios hermenêuticos. Teórica Edições
Resumo(s)Este conjunto de fragmentos, a que damos o nome Dentro da Vida/ Educar, resulta da análise a algumas matérias/ cenários que dizem a condição humana abordadas por Darío Sztajnszrajber, ao qual emprestaremos uma análise hermenêutica olhando para a vida e para o educar. Para além dessas análises – protocolos e conteúdos – abordados pelo autor, vamos apoiar-nos na realidade empírica, mas também no pensamento filosófico, hermenêutico, pós-estruturalista e desconstrutivista de Hans-Georg Gadamer, Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Roland Barthes; e as/às suas abordagens acerca do que é a (re)interpretação, um documentário, uma aula, um seminário, uma conferência. Em tais reflexões, os autores mostram-nos, por um lado, a necessidade de rutura com a normalidade, a objetividade, o burocrático, o fechamento; e, por outro, a utilidade da abertura das fronteiras/horizontes, das subjetividades, das intersubjetividades, das palavras, das perguntas, das pedagogias em andamento, das deslocações das originalidades (pedagógicas) das criações. Será, pois, uma reflexão com o objetivo de emprestar um olhar didático/pedagógico tendo a “ousadia” de virar do avesso aquilo que se julga ser do campo da verdade absoluta… pois, na verdade, ela contém outras verdades não absolutas
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76730
ISBN978-989-9070-00-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dentro da vida Educar.pdfLivro883,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
Capa Dentro da Vida Educar.pdfCapa201,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID