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https://hdl.handle.net/1822/76695
Título: | Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas |
Outro(s) título(s): | Writing data from Portuguese school children: unstressed vowels |
Autor(es): | Rodrigues, Celeste Lourenço-Gomes, Maria do Carmo |
Palavras-chave: | Escrita infantil Vogais Redução vocálica Formas ortográficas não convencionais Corpus EFFE-On Children writing Vowels Vowel reduction Non-conventional spelling forms The corpus EFFE-On |
Data: | Mar-2022 |
Editora: | Universidade Federal de Pelotas (UFPel) |
Revista: | Linguagem & Ensino |
Citação: | Rodrigues, C.; Lourenço-Gomes, M. C. (2021) Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas. Linguagem & Ensino, 24(4), 775-798. |
Resumo(s): | Este artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português
europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram
extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças
portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas
de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra,
relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho
observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas
manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática
docente. This paper analyses longitudinal writing data on European Portuguese unstressed vowels produced by 2nd and 4th-grade children. The data were taken from the EFFE-On Corpus, an electronic database of writing and speech of Portuguese children in the early years of schooling. The results show distinct frequencies of unconventional orthographic forms for vowels in the various word positions related to neutralisation and semivocalisation processes. The children's performance observed in the sample is justifiable considering the phonological system and its phonetic manifestations in connection with the language’s spelling and with the teaching practice. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76695 |
ISSN: | 1983-2400 |
Versão da editora: | https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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