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TítuloDados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas
Outro(s) título(s)Writing data from Portuguese school children: unstressed vowels
Autor(es)Rodrigues, Celeste
Lourenço-Gomes, Maria do Carmo
Palavras-chaveEscrita infantil
Vogais
Redução vocálica
Formas ortográficas não convencionais
Corpus EFFE-On
Children writing
Vowels
Vowel reduction
Non-conventional spelling forms
The corpus EFFE-On
DataMar-2022
EditoraUniversidade Federal de Pelotas (UFPel)
RevistaLinguagem & Ensino
CitaçãoRodrigues, C.; Lourenço-Gomes, M. C. (2021) Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadas. Linguagem & Ensino, 24(4), 775-798.
Resumo(s)Este artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.
This paper analyses longitudinal writing data on European Portuguese unstressed vowels produced by 2nd and 4th-grade children. The data were taken from the EFFE-On Corpus, an electronic database of writing and speech of Portuguese children in the early years of schooling. The results show distinct frequencies of unconventional orthographic forms for vowels in the various word positions related to neutralisation and semivocalisation processes. The children's performance observed in the sample is justifiable considering the phonological system and its phonetic manifestations in connection with the language’s spelling and with the teaching practice.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76695
ISSN1983-2400
Versão da editorahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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