Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76180

TítuloAnálise e restruturação de um armazém de expedição usando princípios Lean Warehousing numa empresa têxtil
Outro(s) título(s)Analysis and restructuring of a shipping warehouse using Lean Warehousing principles in a textile company
Autor(es)Machado, Sara de Faria
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Alves, Anabela Carvalho
Palavras-chaveArmazém
Indústria têxtil
Lean warehousing
Melhoria contínua
Warehouse design
Continuous improvement
Textile industry
Warehouse
Data2021
Resumo(s)A presente dissertação foi elaborada no âmbito da obtenção do grau de mestre em Engenharia e Gestão Industrial, com o intuito de descrever o projeto de investigação desenvolvido no Grupo Polopiqué. Este projeto surgiu do facto da empresa se encontrar a ampliar o respetivo Armazém de Expedição de Malha e Tecido Acabado, pretendendo centralizar as suas operações neste espaço. Deste modo, emergiu a necessidade de restruturar o Armazém e o seu funcionamento – objetivo central desta dissertação – para que fosse possível conseguisse atender, de forma eficiente, às novas necessidades. A metodologia de investigação seguida foi “Investigação-Ação”. Começando com uma revisão bibliográfica, foram abordados temas relacionados com os Armazéns e o Lean, a interligação entre estes dois temas (Lean Warehousing) e as tendências/desafios do setor têxtil. Durante o diagnóstico do Armazém, identificaram-se vários problemas, destacando-se a/o: falta de capacidade, desorganização e congestionamento; inexistência de processos normalizados e de áreas funcionais definidas; ausência de identificação de estantes e filas; gestão ineficiente de pedidos; e elevada dependência entre os trabalhadores – resultando numa percentagem de atividades sem valor acrescentado de 90%. Tendo em conta os problemas identificados, procedeu-se ao desenvolvimento de soluções. A expansão do Armazém, com a adoção do layout proposto e substituição do equipamento de movimentação, permitirá aumentar 108% a capacidade de armazenagem. Com a restruturação proposta, obter-se-á uma melhor organização, com processos normalizados, uma minimização das distâncias percorridas e uma diminuição dos erros associados à expedição de artigos defeituosos. A implementação de 5S e gestão visual tornou o ambiente mais limpo e organizado, tendo-se “eliminado” 11 toneladas de artigos defeituosos (7% do stock existente), com um potencial de venda de 22000€, e identificadas as localizações de armazenagem. Foram, também, recuperados 22 mil metros de tecido que se encontravam inutilizáveis, com um valor estimado de 83600€. Com isto, o Armazém evoluiu de uma pontuação 5S de 19% para 54%. A implementação de ferramentas informáticas, para substituir o papel, aumentou a eficiência das operações, obtendo-se uma redução de 67% de tempo no processamento administrativo de pedidos, estimando-se poupar 11 dias de trabalho/ano (equivalente a uma redução de 418€/ano), eliminar os tempos desperdiçados na procura de artigos e aumentar a visibilidade dos dados.
This dissertation was written in the context of the achievement of a master’s degree in Industrial Management and Engineering, in order to describe the research project developed in Polopiqué Group. This project arose from the fact that the company was enlarging its Knitting and Finished Fabric Shipping Warehouse, with the goal of consolidating its operations in this space. Thus, the need to restructure the Warehouse and its operation – central objective of this dissertation – emerged so that the Warehouse could meet the new needs efficiently. The investigation methodology followed was “Action-Research”. Starting with literature review, topics related to a Warehouse and to Lean, the interconnection between these two themes (Lean Warehousing), and the trends/challenges of the textile sector were explored. During the warehouse diagnosis, several problems were identified, especially: lack of capacity, disorganization and overcrowding; lack of standard processes and defined functional areas; absence of identification of shelves and queues; inefficient order management; and high dependency among workers – which resulted in a percentage of non-value added activities of 90%. According to the problems that were identified, solutions were developed. The expansion of the warehouse, with the adoption of the proposed layout and replacement of the handling equipment, will allow the increase of the storage capacity by 108%. With the proposed restructuring, a better organisation, with standard procedures, a minimization of the distances travelled and a decrease of errors regarding the dispatch of defective items will be obtained. The implementation of 5S and visual management made the Warehouse a more organized and cleaner environment, having been “eliminated” 11 tons of defective items (7% of the existing stock), with a sales potential of 22000€, and identified storage locations. Furthermore, 22 thousand meters of fabric that were unusable were recovered, with an estimated value of 83600€. With this, the Warehouse evolved from a 5S score of 19% to 54%. Finally, the implementation of IT tools to replace paper increased the efficiency of operations, achieving a 67% time reduction in administrative order processing, with an estimated saving of 11 working days per year (which is equivalent to a 418€ reduction per year), an elimination of wasted time searching for articles and an increase of data visibility.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76180
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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