Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76134

TítuloDesenvolvimento de um modelo estratégico de consultoria para pequenas e médias empresas
Outro(s) título(s)Development of a strategic consulting model for small and medium enterprises
Autor(es)Sousa, Valdemar Campos de
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chavePequenas e médias empresas
Serviços de consultoria
Gestão estratégica
Qualidade
Small and medium enterprises
Consulting services
Strategic management
Quality
Data2021
Resumo(s)As pequenas e médias empresas cada vez mais buscam os serviços de consultoria para crescer e avançar no mercado competitivo ou também recuperar a performance produtiva e garantir a sobrevivência dos seus negócios. Neste contexto, o presente projeto de investigação centra-se no desenvolvimento de um modelo estratégico concetual de suporte ao trabalho de consultoria em pequenas e médias empresas, a partir das intervenções e experiência de uma empresa de consultoria com atuação na área da qualidade. O projeto de investigação iniciou-se com uma revisão da literatura sobre os conceitos de estratégia e gestão estratégica, a avaliação dos modelos de consultoria atuais e a abordagem das metodologias e ferramentas de qualidade. Desenvolveu-se o modelo proposto que contempla 5 etapas a serem aplicadas de forma sistematizada. O diagnóstico, onde se analisa e avalia a situação atual da empresa cliente. A conceção da solução, onde se formula a proposta de solução e intervenção com base no diagnóstico. A implementação da solução concebida. A utilização, onde se garante a continuidade da aplicação da solução. E a institucionalização, onde se pressupõe ter atingido a sustentabilidade e a incorporação das soluções na cultura da empresa. O modelo proposto foi aplicado em uma PME e para garantir a eficiência da avaliação e da validação, propôs-se que o modelo fosse avaliado através de inquéritos aplicados ao término de cada etapa do modelo, em duas visões distintas, na visão do cliente e na visão do consultor. Na aplicação do modelo proposto considerou-se o ambiente da PME caso de estudo, através da avaliação do clima organizacional, da aplicação de uma comunicação clara e precisa, da velocidade e da qualidade na tomada de decisões e da sustentabilidade e incorporação das soluções na cultura da empresa. Outro ponto importante é a compreensão do papel do consultor e da empresa, o consultor tem de desempenhar papéis diferentes e alterá-los à medida que evoluem as etapas do processo de consultoria. Da mesma forma, o consultor tem de lidar com alterações de postura do cliente ao longo do projeto. A avaliação da eficiência do modelo deu-se pela aplicação de inquéritos que resultou em um nível de concordância de 93% em relação ao uso do modelo nas perspetivas analisadas, sendo este um percentual bastante relevante e mostrando que o modelo é eficiente na ótica dos avaliadores.
Small and medium enterprises are increasingly seeking consulting services to grow and advance in the competitive market or also to recover productive performance and ensure the survival of their business. In this context, this research project focuses on the development of a strategic conceptual model to support consultancy work in small and medium enterprises, based on the interventions and experience of a consultancy firm operating around quality. The research project began with a literature review on the concepts of strategy and strategic management, the evaluation of current consulting models and the approach to quality methodologies and tools. The proposed model was developed, which includes 5 stages to be applied in a systematised way. The diagnosis, where the current situation of the client company is analysed and evaluated. The design of the solution, where the solution and intervention proposal are formulated based on the diagnosis. The implementation of the designed solution. The usage, where the continuity of the solution's application is guaranteed. And the institutionalisation, where it is assumed to have reached sustainability and the incorporation of the solutions in the company's culture. The proposed model was applied in a SME and to ensure the effectiveness of the evaluation and validation, it was proposed that the model should be evaluated through surveys applied at the end of each stage of the model, in two different views, the client's view and the consultant's view. In the application of the proposed model the environment of the SME case study was considered, through the evaluation of the organizational environment, the application of a clear and precise communication, the speed and quality in decision making and the sustainability and incorporation of the solutions in the company culture. Another important point is the understanding of the role of the consultant and the company, the consultant must play different roles and change them as the stages of the consultancy process evolve. In the same way, the consultant must deal with changes in the client's attitude throughout the project. The evaluation of the model's efficiency was carried out through the application of surveys that resulted in a 93% level of agreement regarding the use of the model in the analysed perspectives, a very relevant percentage showing that the model is efficient from the evaluators' point of view.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76134
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Valdemar Campos de Sousa.pdfDissertação de Mestrado2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID