Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75904

TítuloDiagnóstico da atividade de sinalização viária urbana na cidade do Recife sob o ponto de vista da segurança do trabalhador
Outro(s) título(s)Diagnosis of urban road signaling activity in the city of Recife from the point of view of worker safety
Autor(es)Melo, Carlos Eduardo Freitas Sales de
Orientador(es)Arezes, P.
Vasconcelos, Bianca
Palavras-chaveAcidentes
Notificação de acidentes
Medidas de Controle de Risco
Segurança ocupacional
Sinalização viária
Accidents
Accident Notifications
Risk Control Measures
Occupational Safety
Road Signaling
Data2021
Resumo(s)A partir da observação de que trabalhadores apresentando pequenas lesões, e, mesmo com queixas de dor ou desconforto, exerciam suas atividades laborais sem informar à empresa sobre a situação ou causa, procurou-se investigar se estas situações poderiam ser causadas por exposição não controlada aos riscos, visto que a observação contínua da atividade ao longo do exercício profissional do autor mostrou ser esta uma situação frequente. O grande objetivo deste trabalho é contribuir para o tornar a sinalização viária urbana mais segura aos trabalhadores, através da identificação das atividades com mais ocorrências de acidentes e incidentes (quase acidentes) e propostas de medidas de controle. Para identificar em quais atividades estas situações causam mais acidentes e o motivo de não serem registrados pelos trabalhadores, foi analisado o registro oficial de acidentes, a atividade foi acompanhada em campo presencialmente e uma pesquisa exploratória foi realizada com os trabalhadores. Constatou-se que tais acidentes não registrados realmente existem e são minimizados em importância pelos próprios trabalhadores. Tal omissão de acidentes coincide com uma crença existente entre os trabalhadores, onde 73% deles acredita que o risco de ser demitido é maior entre aqueles que sofrem mais acidentes. Há uma grande variedade de situações onde estes acidentes ocorrem grande, de atividades consideradas simples, como a utilização de ferramentas manuais e elétricas, até aplicação de materiais quentes. De fato, a utilização de ferramentas manuais é a atividade na qual foram observados mais acidentes, concordando com a informação dos trabalhadores que esta é a atividade na qual a maioria deles (76%) passou por uma ocorrência. Identificados os acidentes mais comuns e suas causas mais prováveis, foram propostas medidas de controle visando tornar a execução da atividade de sinalização viária urbana mais segura para os trabalhadores.
From the observation that workers with minor injuries, and even with complaints of pain or discomfort, performed their work activities without informing the company about the situation or cause, we sought to investigate whether these situations could be caused by uncontrolled exposure to risks, as the continuous observation of the activity throughout the author's professional practice showed this to be a frequent situation. The main objective of this work is to contribute to making urban road signaling safer for workers, through the identification of activities with more occurrences of accidents and incidents (near accidents) and proposals for control measures. To identify in which activities these situations cause more accidents and the reason for not being registered by the workers, the official accident record was analyzed, the activity was monitored in the field in person and an exploratory survey was carried out with the workers. It was found that such unrecorded accidents do exist and are minimized in importance by the workers themselves. Such omission of accidents coincides with an existing belief among workers, where 73% of them believe that the risk of being fired is greater among those who suffer more accidents. The diversity of situations in which these accidents occur is great, ranging from activities considered simple, such as the use of manual and electrical tools, to corrective maintenance in the field of a hot material application system. It has been proven that the use of hand tools is the activity in which the most accidents were observed, agreeing with the workers' information that this is the activity in which most of them (76%) had an occurrence. Having identified the most common accidents and their most probable causes, control measures were proposed to make the execution of urban road signs safer for workers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Engenharia Humana
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75904
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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