Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75690

TítuloA influência do pensamento socrático nos fundamentos da educação de adultos
Outro(s) título(s)The influence of Socratic thought on the fundamentals of adult education
Autor(es)Alves, Caio Celso Beck
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEducação ao longo da vida
Educação de adultos
Filosofia
História da educação
Sócrates
Adult education
History of education
Lifelong education
Philosophy
Socrates
Data12-Jul-2021
Resumo(s)O projeto de investigação apresentado tem como objeto de estudo a influência do pensamento socrático nos fundamentos da educação de adultos. Trata-se de identificar as relações existentes entre o modelo educacional socrático e os princípios teóricos e práticos que orientam a educação de adultos, pretendendo contribuir para uma fundamentação filosófica da educação de adultos, ao evidenciar que os alicerces desta vertente da ciência da educação radicam nos princípios da filosofia socrática. A escolha deste tema para o presente trabalho recai na relevância cada vez mais acentuada que a sociedade, as instituições de ensino e os próprios educadores atribuem à necessidade e importância da educação ao longo da vida e à conscientização de que o aprendiz adulto necessita de princípios educacionais distintos dos princípios educacionais que orientam o processo educativo de uma criança ou adolescente. Propõe-se, inicialmente, abordar o pensamento de educadores e filósofos da antiguidade clássica com o objetivo de evidenciar que a concepção da educação de adultos e ao longo da vida não é uma concepção contemporânea, mas tem a sua origem na antiguidade grega, tendo sido descontinuada durante alguns séculos e retomada no século XX. Para tanto, e a pretexto de se fazer certa ligação, procura-se investigar as teorias e as práticas educacionais socráticas e os seus desenvolvimentos nas teorias educacionais de Platão, com o intuito de verificar como estes pressupostos educacionais permaneceram e se foram desenvolvendo e evidenciando ao longo dos séculos. No sentido de apurar e poder avaliar a influência destes pressupostos educacionais na atual concepção de educação de adultos e ao longo da vida, procura-se investigar os acontecimentos, os atores e os pressupostos envolvidos na atual concepção de educação, enquanto entendida como educação de adultos e ao longo da vida. Neste sentido, o trabalho situa-se numa zona de interface entre o surgimento da educação de adultos na Grécia Antiga, tendo por referência a filosofia socrática, e a influência desta nas teorias e práticas educacionais contemporâneas que trabalham a educação de adultos numa perspectiva de educação ao longo da vida.
The object of this research project is the influence of Socratic thought on the fundamentals of adult education. It aims to identify the relationship between the Socratic educational model and the theoretical and practical principles that guide adult education. It intends to contribute to a philosophical foundation of adult education, by showing that the foundations of this branch of the science of education are rooted in the principles of Socratic philosophy. The choice of this theme for the present work lies in the increasing relevance that society, educational institutions, and educators themselves attribute to the need and importance of lifelong education and the awareness that the adult learner needs educational principles that are different from those that guide the educational process of a child or adolescent. It is proposed, initially, to approach the thought of educators and philosophers of classical antiquity with the objective of evidencing that the conception of adult and lifelong education is not a contemporary conception, but has its origin in Greek antiquity, having been discontinued for some centuries and resumed in the 20th century. To this end, and under the pretext of making a certain connection, we seek to investigate the Socratic educational theories and practices and their development in Plato's educational theories, in order to verify how these educational assumptions remained and were developed and made evident over the centuries. In order to ascertain and be able to evaluate the influence of these educational assumptions on the current conception of adult and lifelong education, we seek to investigate the events, the actors, and the assumptions involved in the current conception of education, as understood as adult and lifelong education. In this sense, the work is situated in an interface zone between the emergence of adult education in Ancient Greece, with reference to Socratic philosophy, and its influence on contemporary educational theories and practices that work adult education in a lifelong education perspective.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Filosofia e História da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75690
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Caio Celso Beck Alves.pdfTese de Doutoramento3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID