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https://hdl.handle.net/1822/75647
Título: | A utilização de materiais didáticos nas aulas por professores de matemática do ensino básico e secundário em Timor-Leste |
Outro(s) título(s): | The use of didactic materials in teaching mathematics in the basic and secondary school levels in East-Timor |
Autor(es): | Lopes, Venâncio |
Orientador(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino básico e secundário Ensino e aprendizagem da matemática Materiais didáticos Professores de matemática Basic and Secondary school Teaching and learning of mathematics Didactic materials Mathematics teachers |
Data: | 5-Jul-2021 |
Resumo(s): | É objetivo desta tese indagar se e como materiais didáticos são utilizados pelos
professores nas aulas de matemática do ensino básico e secundário no município de Díli, em
Timor-Leste, de acordo com seguintes questões de investigação: Quais os materiais didáticos que
os professores utilizam no ensino e na aprendizagem de matemática nas aulas? Como é que os
professores de matemática utilizam os materiais nas aulas? Qual o tipo de tarefas propostas pelos
professores nas aulas de matemática que recorrem a materiais didáticos? Quais os conhecimentos
dos professores de matemática sobre as potencialidades dos diferentes materiais didáticos? Quais
os conhecimentos que os professores de matemática possuem relativamente às orientações
curriculares sobre o uso dos materiais didáticos?
A metodologia mista utilizada nesta tese envolveu uma fase quantitativa, com um
questionário aplicado 91 professores, e uma fase qualitativa com 15 professores envolvidos,
recorrendo a entrevistas e a observação de aulas. Concluiu-se que os materiais didáticos utilizados
nas aulas se distribuem por quatro grupos: materiais escritos – manual escolar, caderno do aluno,
quadro negro e ficha de trabalho; manipuláveis – sólidos geométricos, réguas, compassos,
transferidores, dobragens de papel, régua numérica, geoplano; tecnológicos, como por exemplo
as calculadoras; e materiais do dia a dia, como batata-doce, feijão, melancia ou papaia. Verificou se que as tarefas propostas aos alunos durante as aulas são baseadas em exercícios e problemas,
recorrendo-se essencialmente a materiais de escrita e do dia a dia. Os professores consideram
que o material didático pode auxiliar a aprendizagem e desenvolver uma atitude positiva no aluno
face à matemática e à sua aprendizagem. Os materiais facilitam a explicação dos conteúdos e
ajudam a construir o conhecimento, possibilitando o trabalho com conceitos abstratos de forma
mais simples e conduzindo a uma compreensão da resolução dos problemas. Os professores
reconhecem que as propostas do programa de Matemática que incentivam o uso de materiais
manipuláveis e da calculadora são diversificadas e interessantes. Contudo, as condições concretas
nas escolas do município de Díli não permitem a sua utilização generalizada na aula de
Matemática. The objective of this thesis is to inquire if and how didactic materials are used by teachers in the Mathematics classes of basic and secondary grade in the municipality of Dili, in Timor-Leste. To achieve this goal, the following research questions were formulated: What didactic materials do teachers use in teaching and learning mathematics in class? How do mathematics teachers use materials in class? What kind of tasks are proposed by teachers in mathematics classes that use didactic materials? What do mathematics teachers know about the potential of different teaching materials? What do mathematics teachers know regarding the curriculum guidelines on the use of teaching materials? The methodology adopted consisted of a quantitative phase, with a questionnaire applied to 91 teachers, and a qualitative one involving 15 teachers, with interviews and class observation. The study concluded that teaching materials used can be divided into four types: written materials, such as school manual, teacher’s guide, student’s notebook, blackboard, chalk, worksheet and marker; manipulable materials, such as geometric solids, rulers, compasses, projectors, paper folding, number rulers, geoplanes; technological materials, namely pocket calculators; and, finally, everyday materials, including sweet potatoes, beans, watermelon, or papaya. The tasks proposed in the Mathematics classroom are based in exercises and problems, resorting essentially to written and everyday life materials. Teachers consider that the use of teaching materials helps to develop a positive attitude towards Mathematics and its learning. Materials facilitate the explanation of contents, knowledge construction, and allow to address abstract concepts in a simple way. It is recognized that proposals in the Mathematics program that encourage the use of manipulative materials and the calculator are diverse and interesting. However, the concrete school conditions in the municipality of Dili do not allow their generalized use in the Mathematics class. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Educação Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75647 |
Acesso: | Acesso aberto |
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