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TítuloPlano Nacional de Professores da Educação Básica - PARFOR: estudo de sua implementação no IFRN com curso de segunda licenciatura
Outro(s) título(s)National Plan for Teacher Training of the Basic Network - PARFOR: study of its implementation in the IFRN with a 2nd year degree course
Autor(es)Silva, Amélia Cristina Reis e
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveSegunda licenciatura
Formação docente
Identidade profissional
Desenvolvimento profissional
Second undergraduate degree
Teacher education
Professional identify
Professional development
Data5-Jul-2021
Resumo(s)O presente estudo realizou-se a partir de uma pesquisa sobre a implantação do Curso de Segunda Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. O PARFOR configura-se como uma ação emergencial organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, considerando o que preconiza a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Essa política surge da necessidade de melhoria do sistema educacional brasileiro, sobretudo, por meio da formação do professor. Nessa perspectiva, a presente investigação tem como objetivo central analisar as contribuições do Curso de Segunda Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática/IFRN para o desenvolvimento profissional dos docentes-estudantes. Para isso, estruturamos uma investigação de abordagem qualitativa, adotando a metodologia do tipo estudo de caso com a referida turma, envolvendo, na recolha de informações, coordenação de curso, docentes e docentes-estudantes. Os resultados obtidos indicam, primeiramente, que as instituições interessadas em ofertar cursos através do PARFOR deveriam considerar, na elaboração de seus projetos, o contexto profissional de docentes e docentes-estudantes verificando seus percursos formativos e suas respectivas necessidades, a partir de suas histórias de vida pessoal e profissional. Por conseguinte, os resultados indicam, também, que a concepção de um projeto de formação deve agregar práticas de formação mobilizadoras dos novos conhecimentos, ações formativas e o desenvolvimento profissional, tudo isso mediado por práticas reflexivas e direcionadas ao enfrentamento dos múltiplos desafios próprios da atuação docente
This study was carried out from a research on the implementation of the Second Undergraduate Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRN), through the National Plan for Basic School Teacher Education (PARFOR). PARFOR is an emergency action organized and financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering what the National Policy of Basic Education Teachers Training, instituted by the Decree 6.755, from January 29, 2009, advocates. This policy emerges from the necessity of improvement of the Brazilian educational system, specially in what regards teachers' education. With that in mind, this investigation aims to analyze the contributions of IFRN's Second Undergraduate Degree in Natural Sciences and Mathematics to the professional development of the teacher-students. In order to achieve that, this study was structured in a qualitative research, that was developed considering the methodology of a case study performed with a group of the aforementioned course, gathering information from the course coordination, teachers and teacher-students. TheThe results firstly indicate that the institutions that show interest in offering courses through PARFOR should consider, when elaborating their projects, the teachers and teacher-students’ professional contexts, assessing their educational background and needs, considering their personal and professional lives. Furthermore, the results also indicate that the conception of an education program should gather educational practices that mobilize the new knowledge, formative actions and the professional development through reflexive practices that aim to face the multiple challenges that are inherent to the teachers’ practice.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75646
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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