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https://hdl.handle.net/1822/75646
Título: | Plano Nacional de Professores da Educação Básica - PARFOR: estudo de sua implementação no IFRN com curso de segunda licenciatura |
Outro(s) título(s): | National Plan for Teacher Training of the Basic Network - PARFOR: study of its implementation in the IFRN with a 2nd year degree course |
Autor(es): | Silva, Amélia Cristina Reis e |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Segunda licenciatura Formação docente Identidade profissional Desenvolvimento profissional Second undergraduate degree Teacher education Professional identify Professional development |
Data: | 5-Jul-2021 |
Resumo(s): | O presente estudo realizou-se a partir de uma pesquisa sobre a implantação do Curso de Segunda
Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, através do Plano Nacional de Formação de Professores da
Educação Básica – PARFOR. O PARFOR configura-se como uma ação emergencial organizada e
financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, considerando
o que preconiza a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica,
instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Essa política surge da necessidade de melhoria
do sistema educacional brasileiro, sobretudo, por meio da formação do professor. Nessa perspectiva, a
presente investigação tem como objetivo central analisar as contribuições do Curso de Segunda
Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática/IFRN para o desenvolvimento profissional dos
docentes-estudantes. Para isso, estruturamos uma investigação de abordagem qualitativa, adotando a
metodologia do tipo estudo de caso com a referida turma, envolvendo, na recolha de informações,
coordenação de curso, docentes e docentes-estudantes. Os resultados obtidos indicam, primeiramente,
que as instituições interessadas em ofertar cursos através do PARFOR deveriam considerar, na
elaboração de seus projetos, o contexto profissional de docentes e docentes-estudantes verificando seus
percursos formativos e suas respectivas necessidades, a partir de suas histórias de vida pessoal e
profissional. Por conseguinte, os resultados indicam, também, que a concepção de um projeto de
formação deve agregar práticas de formação mobilizadoras dos novos conhecimentos, ações formativas
e o desenvolvimento profissional, tudo isso mediado por práticas reflexivas e direcionadas ao
enfrentamento dos múltiplos desafios próprios da atuação docente This study was carried out from a research on the implementation of the Second Undergraduate Degree in Natural Sciences and Mathematics at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRN), through the National Plan for Basic School Teacher Education (PARFOR). PARFOR is an emergency action organized and financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering what the National Policy of Basic Education Teachers Training, instituted by the Decree 6.755, from January 29, 2009, advocates. This policy emerges from the necessity of improvement of the Brazilian educational system, specially in what regards teachers' education. With that in mind, this investigation aims to analyze the contributions of IFRN's Second Undergraduate Degree in Natural Sciences and Mathematics to the professional development of the teacher-students. In order to achieve that, this study was structured in a qualitative research, that was developed considering the methodology of a case study performed with a group of the aforementioned course, gathering information from the course coordination, teachers and teacher-students. TheThe results firstly indicate that the institutions that show interest in offering courses through PARFOR should consider, when elaborating their projects, the teachers and teacher-students’ professional contexts, assessing their educational background and needs, considering their personal and professional lives. Furthermore, the results also indicate that the conception of an education program should gather educational practices that mobilize the new knowledge, formative actions and the professional development through reflexive practices that aim to face the multiple challenges that are inherent to the teachers’ practice. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75646 |
Acesso: | Acesso aberto |
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