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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Franciscopor
dc.contributor.authorViriato, Nunopor
dc.contributor.authorVeiga Rodrigues, Carlospor
dc.contributor.authorFerrás, Luís Jorge Limapor
dc.contributor.authorVaz, Mário A. P.por
dc.contributor.authorAfonso, Alexandre M.por
dc.date.accessioned2022-01-07T15:17:03Z-
dc.date.available2022-01-07T15:17:03Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.issn1676-5451-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75313-
dc.description.abstractIn this work we perform a numerical study on the flow around the hulls of competition kayaks with the aim of predicting accurate drag forces. The numerical simulations were first performed using the Wigley hull geometry, a typical validation case for flows around marine vessels. The total drag force and wave profiles of the hull were determined for different Froude numbers and compared with experimental measurements. After validation and verification of the numerical method, the flow around two competition sprint kayaks was investigated. The drag force was calculated and compared with experimental and numerical data.por
dc.description.abstractNeste trabalho é realizado um estudo numérico sobre o escoamento em torno do casco de um kayak de competição, com o objetivo de prever as forças de arrasto. As simulações numéricas foram realizadas inicialmente considerando a geometria de um casco Wigley, um caso típico de validação para escoamentos em torno de embarcações marítimas. A força de arrasto total e os perfis de onda do casco foram obtidos para vários números de Froude e uma comparação com medidas experimentais foi realizada. Após validação e verificação do método numérico, foi estudado o escoamento em torno de dois kayaks de competição. A força de arrasto foi calculada e comparada com dados experimentais e numéricos.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina (UEL)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00532%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FEMS-ENE%2F3362%2F2014/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00013%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00013%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNumerical simulationpor
dc.subjectFinite-Volume-Methodpor
dc.subjectKayak hull designpor
dc.subjectDragpor
dc.subjectTurbulencepor
dc.subjectSimulação numéricapor
dc.subjectMétodo dos Volumes Finitospor
dc.subjectDesign do casco de kayakspor
dc.subjectForça de arrastopor
dc.subjectSuperfície Livrepor
dc.titleNumerical study of hydrodynamic resistance on a sportive sprint hullpor
dc.title.alternativeEstudo numérico da resistência hidrodinâmica num kayak de competiçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://doi.org/10.5433/1679-0375.2021v42n2p131por
dc.identifier.eissn1679-0375por
dc.identifier.doi10.5433/1679-0375.2021v42n2p131por
dc.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapor
sdum.journalSemina. Ciências Exatas e Tecnológicaspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
Aparece nas coleções:CMAT - Artigos em revistas com arbitragem / Papers in peer review journals

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