Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74602

TítuloCor na comunicação de moda: estudo comparativo entre Victoria´s Secret e Intimissimi
Autor(es)Ribeiro, Fátima Patrícia Ferreira
Orientador(es)Esteves, M. de Fátima
Moutinho, Natacha Antão
Palavras-chaveCor
Comunicação
Marcas
Simbologia
Significados
Colour
Communication
Brands
Symbology
Meanings
Data2018
Resumo(s)O presente trabalho resulta de uma investigação sobre a utilização da cor como meio de comunicação das marcas de moda. O objetivo do estudo é compreender se a escolha da cor pode influenciar as decisões dos consumidores na compra de bens de consumo. Para isso, foi fundamental uma pesquisa dos conceitos teóricos estudados em autores de referência, o estudo comparativo entre duas marcas de moda (Victoria´s Secret e Intimissimi) e o desenvolvimento de um questionário com foco no estudo da perceção dos consumidores relativamente ao fator “cor”. O estudo efetuado ajudou a compreender a influência que as cores podem ter no mundo das marcas de moda; os diferentes significados que possuem de cultura para cultura e de pessoa para pessoa; estratégias da cor das marcas Victoria´s Secret e Intimissimi, como forma de captar e persuadir os consumidores; a perceção dos consumidores sobre o fator “cor” na decisão de compra. Também permitiu avançar algumas conclusões sobre a cor no mundo da moda.
The present work is the result of a research about the utilization of colour as means of communication of fashion brands. The target of study is understand if the choice of a colour can influence the decisions of customers in the act of buying consumer goods. Therefore, it was important perform a search about the theoric concepts studied by referenced authors, the comparative study between two differents fashion brands (Victoria´s Secret e Intimissimi) and the development of a quiz focused in the study of perception of consumers relatively with the factor “colour”. The accomplished study has contributed to understand the influence that colours could have in the world of fashion brands; the different meaning that own in each culture and person; colour strategies in the brands VS and Intimissimi, as way to attract and persuade the consumers; the perception of consumers about de factor “colour” in buying decision. It also allowed create some conclusions about colour in the fashion world.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74602
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fatima Patricia Ferreira Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
Dissertação de mestrado41,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID