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dc.contributor.advisorCapela, José Manuel do Couto Ramospor
dc.contributor.authorLemos, Luís Miguel de Oliveirapor
dc.date.accessioned2021-10-04T09:19:52Z-
dc.date.available2021-10-04T09:19:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74214-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)por
dc.description.abstractOs centros comerciais tornaram-se essenciais para o nosso quotidiano. Mais do que serem um simples edifício onde é possível fazer compras ou recorrer a serviços, são autênticas cidades dedicadas ao consumo. A arquitetura funciona aqui como um elemento de marketing, e a eficácia do desenho traduz-se em lucro. A dissertação começa por identificar quais os principais conceitos implicados no termo Centro Comercial, sintetizados numa equação: o Edifício que contém Cidade, elevado ao Consumo, é igual ao Centro Comercial. A seguir, analiso aqueles que são considerados os pré modelos desta tipologia, no contexto europeu e norte americano. Esta análise concentra-se depois no panorama português e em particular na cidade de Guimarães, onde analiso detalhadamente três centros comerciais: o “Palmeiras”, o Guimarães Shopping e o Espaço Guimarães. Esta abordagem cronológica e cada vez mais centrada em Guimarães culmina numa especulação sobre como será o centro comercial no futuro ou, mais especificamente, sobre como será o futuro centro comercial de Guimarães – cidade património da humanidade.por
dc.description.abstractShopping Centers have become essential places for our day-to-day. More than being a simple building where it is possible to shop or access to services, they are authentic cities dedicated to consumption. The architecture works here as a marketing element, and the efficiency of his draw translates into profit. The thesis begins by identifying which are the main concepts implied in the term Shopping Center, synthesized in an equation: the Building that contains City, elevated to Consumption, is the Shopping Center. Next, I analyze those that are considered the premodels of this typology, in the European and North American contexto. This analysis then focuses on the Portuguese panorama and particularly in the city of Guimarães, where I analyze in detail three shopping centres: the “Palmeiras”, the Guimarães Shopping and the Espaço Guimarães. This chronological and increasingly centered approach in Guimarães culminates in a speculation about how will be shopping center in the future or, more specifically, about how will be the next shopping center of Guimarães – a world heritage city.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCidadepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectCentro comercialpor
dc.subjectGuimarãespor
dc.subjectCitypor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectShopping Centerpor
dc.titleShopping: património da humanidadepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202759474por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
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