Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73626

TítuloBoas práticas de educação ambiental em jardins botânicos: contributos para a criação de um jardim no Instituto Federal Goiano
Outro(s) título(s)Good practices for environmental education in botanical gardens: a contribution to the creation of a botanical garden at “Instituto Federal Goiano”
Autor(es)Vieira, Elma Aparecida
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Palavras-chavecomunidade escolar
educação e interpretação ambiental
jardins botânicos
school community
environmental education and interpretation
botanical gardens
Data4-Mar-2021
Resumo(s)Os jardins botânicos são locais de riqueza de espécies botânicas de rara beleza. Entre as suas funções básicas estão a conservação, a investigação e a educação ambiental, cujas atividades têm o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a importância de preservar a biodiversidade e incentivar a um melhor cuidado do meio natural. Esta investigação teve como objetivo geral elaborar uma proposta teórica e empiricamente fundamentada, de um programa de educação ambiental para o Jardim Botânico Rio Verde, realizando dois estudos complementares. Em primeiro lugar, procurou-se caracterizar as práticas de Educação Ambiental em Jardins Botânicos; em segundo lugar, procurou-se averiguar as opiniões dos Diretores, Educadores Ambientais, alunos e professores universitários sobre “boas práticas” de Educação Ambiental em jardins botânicos para a comunidade escolar. No primeiro estudo, foram analisados os planos diretores de 3 jardins botânicos e o relato dos diretores de outros 8 jardins botânicos sobre 14 atividades selecionadas pela investigadora para compor o programa educativo do Jardim Botânico Rio Verde. Constatou-se a diversidade de atividades para toda a comunidade escolar, com aprendizagem participativa, centrada no aluno, interdisciplinar e transversal, utilizando abordagens construtivistas e metodologias investigativas, que estimulam a responsabilidade socioambiental, a inclusão social e a conexão emocional com as plantas. No segundo estudo, foram entrevistados os diretores de 3 jardins botânicos, 6 educadores ambientais, 6 professores e 18 alunos universitários, sendo que todos apreciaram a visita e os objetivos foram alcançados. Após análise dos resultados dos dois estudos, a proposta do programa educativo para o Jardim Botânico Rio Verde foi submetida a validação por duas especialistas, que sugeriram a inclusão de ações de monitorização das atividades, conceitos de etnobotânica em 3 atividades e de avaliações das aprendizagens dos participantes, em quase todas as atividades. Os resultados dessa investigação indicam que existem diversidade de atividades realizadas em jardins botânicos, incluindo o Jardim Botânico Rio Verde, que além de serem lúdicas e ricas de conhecimentos, despertam a vontade de cuidar do meio natural. Por essa razão, sugerimos que a comunidade escolar promova, sempre que possível, visitas de educação ambiental aos jardins botânicos.
Botanical gardens are rich in botanical species of rare beauty. Among its basic functions are conservation, research and environmental education, whose activities are aimed at imparting knowledge about the importance of preserving biodiversity and encouraging better care of the natural environment. This investigation had as general objective to elaborate a theoretical and empirically grounded proposal, of an environmental education program for "Jardim Botânico Rio Verde", carrying out two complementary studies. Firstly, we tried to characterize the Environmental Education practices in Botanical Gardens; secondly, we sought to investigate the opinions of Directors, Environmental Educators, students and university professors on “good practices” of Environmental Education in botanical gardens for the school community. In the first study, the master plans of 3 botanical gardens and the report of the directors of another 8 botanical gardens on 14 activities selected by the researcher to compose the educational program of "Jardim Botânico Rio Verde" were analyzed. There was a diversity of activities for the whole school community, with participatory, student-centered, interdisciplinary and transversal learning, using constructivist approaches and investigative methodologies, which stimulate socio-environmental responsibility, social inclusion and emotional connection with plants. In the second study, the directors of 3 botanical gardens, 6 environmental educators, 6 teachers and 18 university students were interviewed, all of whom enjoyed the visit and the objectives were achieved. After analyzing the results of the two studies, the proposal for the educational program for "Jardim Botânico Rio Verde" was submitted to validation by two specialists, who suggested the inclusion of activities monitoring activities, concepts of ethnobotany in 3 activities and assessments of the students' learning in almost all activities. The results of this investigation indicate that there is a diversity of activities carried out in botanical gardens, including the “Jardim Botânico Rio Verde”, which in addition to being playful and rich in knowledge, arouse the desire to care for the natural environment. For this reason, we suggest that the school community should promote environmental education visits to botanical gardens whenever possible.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73626
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elma Aparecida Vieira.pdfTese de Doutoramento5,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID