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https://hdl.handle.net/1822/73626
Título: | Boas práticas de educação ambiental em jardins botânicos: contributos para a criação de um jardim no Instituto Federal Goiano |
Outro(s) título(s): | Good practices for environmental education in botanical gardens: a contribution to the creation of a botanical garden at “Instituto Federal Goiano” |
Autor(es): | Vieira, Elma Aparecida |
Orientador(es): | Dourado, Luís Gonzaga Pereira |
Palavras-chave: | comunidade escolar educação e interpretação ambiental jardins botânicos school community environmental education and interpretation botanical gardens |
Data: | 4-Mar-2021 |
Resumo(s): | Os jardins botânicos são locais de riqueza de espécies botânicas de rara beleza. Entre as suas
funções básicas estão a conservação, a investigação e a educação ambiental, cujas atividades têm o
objetivo de transmitir conhecimentos sobre a importância de preservar a biodiversidade e incentivar a
um melhor cuidado do meio natural. Esta investigação teve como objetivo geral elaborar uma proposta
teórica e empiricamente fundamentada, de um programa de educação ambiental para o Jardim Botânico
Rio Verde, realizando dois estudos complementares. Em primeiro lugar, procurou-se caracterizar as
práticas de Educação Ambiental em Jardins Botânicos; em segundo lugar, procurou-se averiguar as
opiniões dos Diretores, Educadores Ambientais, alunos e professores universitários sobre “boas práticas”
de Educação Ambiental em jardins botânicos para a comunidade escolar.
No primeiro estudo, foram analisados os planos diretores de 3 jardins botânicos e o relato dos
diretores de outros 8 jardins botânicos sobre 14 atividades selecionadas pela investigadora para compor
o programa educativo do Jardim Botânico Rio Verde. Constatou-se a diversidade de atividades para toda
a comunidade escolar, com aprendizagem participativa, centrada no aluno, interdisciplinar e transversal,
utilizando abordagens construtivistas e metodologias investigativas, que estimulam a responsabilidade
socioambiental, a inclusão social e a conexão emocional com as plantas. No segundo estudo, foram
entrevistados os diretores de 3 jardins botânicos, 6 educadores ambientais, 6 professores e 18 alunos
universitários, sendo que todos apreciaram a visita e os objetivos foram alcançados.
Após análise dos resultados dos dois estudos, a proposta do programa educativo para o Jardim
Botânico Rio Verde foi submetida a validação por duas especialistas, que sugeriram a inclusão de ações
de monitorização das atividades, conceitos de etnobotânica em 3 atividades e de avaliações das
aprendizagens dos participantes, em quase todas as atividades.
Os resultados dessa investigação indicam que existem diversidade de atividades realizadas em
jardins botânicos, incluindo o Jardim Botânico Rio Verde, que além de serem lúdicas e ricas de
conhecimentos, despertam a vontade de cuidar do meio natural. Por essa razão, sugerimos que a
comunidade escolar promova, sempre que possível, visitas de educação ambiental aos jardins botânicos. Botanical gardens are rich in botanical species of rare beauty. Among its basic functions are conservation, research and environmental education, whose activities are aimed at imparting knowledge about the importance of preserving biodiversity and encouraging better care of the natural environment. This investigation had as general objective to elaborate a theoretical and empirically grounded proposal, of an environmental education program for "Jardim Botânico Rio Verde", carrying out two complementary studies. Firstly, we tried to characterize the Environmental Education practices in Botanical Gardens; secondly, we sought to investigate the opinions of Directors, Environmental Educators, students and university professors on “good practices” of Environmental Education in botanical gardens for the school community. In the first study, the master plans of 3 botanical gardens and the report of the directors of another 8 botanical gardens on 14 activities selected by the researcher to compose the educational program of "Jardim Botânico Rio Verde" were analyzed. There was a diversity of activities for the whole school community, with participatory, student-centered, interdisciplinary and transversal learning, using constructivist approaches and investigative methodologies, which stimulate socio-environmental responsibility, social inclusion and emotional connection with plants. In the second study, the directors of 3 botanical gardens, 6 environmental educators, 6 teachers and 18 university students were interviewed, all of whom enjoyed the visit and the objectives were achieved. After analyzing the results of the two studies, the proposal for the educational program for "Jardim Botânico Rio Verde" was submitted to validation by two specialists, who suggested the inclusion of activities monitoring activities, concepts of ethnobotany in 3 activities and assessments of the students' learning in almost all activities. The results of this investigation indicate that there is a diversity of activities carried out in botanical gardens, including the “Jardim Botânico Rio Verde”, which in addition to being playful and rich in knowledge, arouse the desire to care for the natural environment. For this reason, we suggest that the school community should promote environmental education visits to botanical gardens whenever possible. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade de Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73626 |
Acesso: | Acesso aberto |
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