Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73298

TítuloO currículo do ensino técnico integrado ao ensino médio: Experiências de sociabilidade das juventudes numa instituição de educação profissional da Paraíba no Brasil
Outro(s) título(s)The high school comprehensive vocational course curriculum: youth sociability experiences in Paraíba vocational education institution in Brazil
Autor(es)Melo, Sylvana Cláudia de Figueiredo
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveCultura
Currículo
ETIM
Juventudes
Sociabilidade
Culture
curriculum
high school comprehensive vocational education
sociability
youth
Data26-Jun-2020
Resumo(s)A presente investigação intentou compreender a articulação entre a proposta curricular voltada para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) e as experiências de sociabilidade dos jovens no processo formativo, numa instituição de Educação Profissional da Paraíba, no Brasil. Importamo-nos em conhecer a tecitura propriamente dita das relações de amizades no currículo dessa formação. Teoricamente, ancoramo-nos no intercâmbio de repertórios entre autores do campo curricular, das juventudes, da sociabilidade, da cultura e das políticas públicas inclusivas. Além desses autores, outras produções corroboram a ideia de que as relações sociais e interações são constituintes da pluralidade juvenil, dos modos de ser jovens, no contexto educativo de ampliação do direito de aprender. Metodologicamente, assumimos uma abordagem qualitativa, tendo, no estudo de caso, uma forma de priorizar o detalhamento da realidade e a apreensão de seus sentidos. O estudo de caso caracterizouse por sua natureza “intrínseca” e “instrumental”, de acordo com Stake (2007), que, dada à exuberância do caso em si, possibilitou a reflexão da especificidade, da singularidade e da complexidade do contexto. Contemplou o recorte de gênero e a pertença étnica dos jovens estudantes, matriculados em cursos do ETIM, pré-selecionados e assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil do DAEST/CAEST da Instituição. Adotamos como técnicas de recolha de dados a observação qualitativa dos espaços escolares, os grupos focais com jovens estudantes e a análise dos documentos oficiais e institucionais constituintes do ETIM. Como método de tratamento e análise dos dados, recorremos à análise de conteúdo, do tipo análise temática, conforme Minayo (2014). Resguardamos, em todas as etapas, o sigilo das informações e o anonimato, conforme as considerações éticas preconizadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/2012 (Brasil, (2012), que trata da pesquisa com seres humanos, e as recomendações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Brasil, 1990), marco legal e regulatório que resguarda os direitos e deveres desse segmento. Essa investigação apontou para a dissonância existente entre a intencionalidade formativa do currículo do ETIM e o currículo em ação. Os resultados indicaram a necessidade de maior apropriação da dimensão da sociabilidade pelo currículo. Recomendamos a valorização de múltiplas referências socioculturais juvenis, produtoras de outros currículos, para a compreensão dos novos repertórios de significação, sem o crivo de referências idealizadas, se quisermos trilhar pela construção de um currículo vivo que viabilize a formação humana enquanto mediação de trocas afetivas, culturais e simbólicas. Levando em conta a dimensão da sociabilidade no currículo do ETIM, esperamos, ainda, favorecer a construção de travessias para os jovens, alcançando-os em suas necessidades educacionais, ao não nos distanciarmos da função inclusiva adotada pelo projeto público de educação profissional no país.
The current investigation aimed at understanding the articulation between the curricular proposal, meant for the High School Vocational Education Course and the sociability experiences of the youth during their formation process in Paraíba vocational education institution in Brazil. It is relevant to know the weaving of the friendship network within the curriculum. In order to address the curriculum we follow the principles of authors that draw on curricular approach, youth, sociability, culture and inclusive public policies Aside from those authors, other publications also assist this investigation since they corroborate the notion that social relationships and interactions are part of the youthful diversity, in the way youngsters are, within the educational context of broadening the right to learn. Methodologically, we assume a qualitative approach drawing on a case study, which is a way of prioritizing further detailing of reality and apprehension of its meanings. The case study is characterized by its intrinsic and “instrumental” features, according to Stake (2007) whose experience has enabled the reflection upon specificity, singularity and context complexity. Both youth gender and race are addressed in this investigation, and the young learners are all enrolled in high school comprehensive vocational courses and assisted by the Learners’ Assistance Program (DAEST/CAEST) at the institution. For the observation it was chosen to qualitatively observe the school environments, the focal groups with the learners and official and institutional documents analysis that are part of the course, as techniques for gathering data. As for the treatment and data analysis it is based on content analysis following Minayo’s (2014) steps. During all steps the information are kept confidential and the learners’ identity anonymous according to the ethical considerations advocated by the National Health Council (CNS) n. 466/2012 (Brasil, 2012) that deals with human beings research and also the recommendations of the Child and Adolescent Statute (ECA) (Brasil, 1990), a legal milestone and regulatory benchmark that safeguards the rights and duties of this segment of the population. The investigation has indicated dissonance between the formative intentions of the curriculum and the curriculum that actually takes place. The results signaled a need for a broader appropriation of the sociability dimension by the curriculum. It is also recommended that the multiple sociocultural youthful references are valued, since they also produce other curriculae, so new meaning repertoires are understood without the sieve of idealized references, if we do aim at creating a path of a live curriculum that enables a humane formation while mediates affective, cultural and symbolic exchanges. We also hope, by considering the sociability dimension within the comprehensive vocational curriculum, to favor the construction of paths to the youth that will meet their educational needs and not move away from inclusiveness which is already adopted by the educational public project in the country, as a public policy, and also rescuing the production of meaning within the teaching and the learning.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73298
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sylvana_Claudia_de_Figueiredo_Melo.pdf6,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID