Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72616

TítuloAnálise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
Outro(s) título(s)Function variation analysis taught through problem solving
Autor(es)Azevedo, Eliane Bihuna de
Figueiredo, Elisandra Bar de
Palhares, Pedro
Palavras-chaveResolução de problemas
Cálculo diferencial e integral
Sequência didática
Análise da variação de funções
Problem solving
Differential and integral calculus
Didactic sequence
Function variation analysis
DataOut-2019
EditoraUniversidade Cruzeiro do Sul
RevistaRevista de Ensino de Ciências e Matemática
CitaçãoDE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019.
Resumo(s)Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.
This work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72616
DOI10.26843/rencima.v10i5.1621
ISSN2179-426X
Versão da editorahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas.pdf940,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID