Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72480

TítuloAvaliação de aspetos ambientais em instalações de abastecimento de água – Caso de estudo no Subsistema de Areias de Vilar (Barcelos, Braga)
Autor(es)Lopes, Yury Louback
Antunes, Isabel Margarida Horta Ribeiro
Passos, Melina
Palavras-chaveAbastecimento hídrico
Águas do Norte S.A.
Aspetos ambientais
ISO 14001:2015
SGA
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Ciências da Terra (ICT)
Resumo(s)Um sistema de gestão ambiental é utilizado na gestão e monitorização de aspetos ambientais, através do qual é possível identificar e analisar possíveis interferências no ambiente, de forma a que a Empresa/Instituição cumpra os procedimentos legais adequados. Uma outra importante perspetiva do SGA, será a de reconhecer a influência da atividade ou produto na sociedade. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um estágio académico, cujo principal objetivo consiste no acompanhamento da manutenção dos procedimentos de análise dos aspetos ambientais da empresa Águas do Norte S.A., dentro da certificação ISO 14001:2015. Este processo inclui a gestão dos aspetos ambientais presentes na captação, tratamento e distribuição de água, no subsistema Areias de Vilar, cuja sede está localizada na Freguesia Areias de Vilar, Concelho de Barcelos (Braga). Após demonstrar a configuração do contexto espacial onde a empresa está instalada, foram introduzidos os pormenores das etapas de tratamento e distribuição, com as respetivas estruturas que proporcionam o trabalho de produção de águas para consumo humano. A seguir, foi introduzida a componente legal pertinente às atividades, para que se pudesse discorrer sobre normativa ISO 14001:2015, bem como, sobre a sua relação com os elementos presentes numa lógica de economia circular. De acordo com os objetivos, foi apresentada a metodologia do trabalho realizada pela empresa no que se refere à aplicação do procedimento de avaliação e identificação dos aspetos ambientais, de forma a cumprir as condições da ISO 14001:2015, exigidas à Empresa Águas do Norte S.A. Os resultados obtidos incluem a realização de visitas às instalações do subsistema de Areias de Vilar, incluindo a Estação de Tratamento de águas, estações elevatórias/reservatórias e acompanhamento do sistema adutor. Estas visitas proporcionaram uma visão no terreno dos vários aspetos considerados na análise previamente realizada em gabinete. O somatório das informações obtidas em gabinete, completadas com o observado no terreno, foi possível uma revisão da identificação, avaliação e medidas consideradas para os principais impactes associados às atividades desenvolvidas pela Empresa. Neste contexto foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pela empresa e inferir que a instituição se preocupa com o ambiente, buscando o desenvolvimento de soluções para os principais aspetos ambientais, no processo de captação, tratamento e distribuição hídrica.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72480
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CCT - Comunicações/Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lopes et al_2021.pdf302,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID