Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71401

TítuloInstrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação
Outro(s) título(s)Analytical tool to evaluate students' cognitive abilities in research activities
Autor(es)Zompero, Andréia de Freitas
Laburú, Carlos Eduardo
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEnsino por investigação
Instrumento
Procedimentos em ciências
Inquiry
Instrument
Procedures in science
DataAgo-2019
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaInvestigações em Ensino de Ciências
CitaçãoZompero, A.F., Laburú, C.E., Vilaça, T. (2019). Instrumento analítico para avaliar habilidades cognitivas dos estudantes da educação básica nas atividades de investigação. IENCI-Investigação em Ensino de Ciências, 24(2), 200-211.
Resumo(s)Neste estudo objetivou-se desenvolver e validar um instrumento de análise para avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes ao desenvolverem atividades de investigação nas disciplinas de Ciências. A necessidade de produzir o instrumento surgiu após buscarmos na literatura uma ferramenta para analisar o desempenho dos estudantes que participavam de um projeto de Iniciação Científica Jr e não encontramos ferramentas que estivessem totalmente adequadas para atender os requisitos que havíamos nos proposto a analisar. Buscou-se na literatura estabelecer as características que devem direcionar as atividades de investigação para estabelecer a base do instrumento. Para a validação de conteúdo o instrumento foi analisado por 20 juízes, sendo dez brasileiros e dez portugueses da área de Ciências da Natureza. Os resultados apontam a pertinência dos construtos e domínios propostos no instrumento para avaliar os alunos no que se refere ao ensino por investigação.
The objective of this study was to develop and validate an analysis tool to evaluate students' investigative Skills when developing research activities in the Science disciplines. The need to produce the instrument arose after searching the literature for a tool to analyze the performance of students who participated in a Jr Scientific Initiation project and did not find tools that were fully adequate to meet the requirements that we had proposed to analyze. The literature has sought to establish the characteristics that should guide research activities to establish the basis of the instrument. For the validation of content, the instrument was analyzed by 20 judges, ten of them Brazilian and ten Portuguese from the area of Natural Sciences. The results point out the pertinence of the constructs and domains proposed in the instrument to evaluate the students with regard to inquiry teaching.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71401
DOI10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p200
ISSN1518-8795
Versão da editorahttps://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1371
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Zompero, A.F., Laburú, C.E., & Vilaça, T. (2019).pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID