Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71015

TítuloSituation of Study (SoS) on health education implemented in a Co-Creation (CoC) process
Outro(s) título(s)Situação de Estudo (SdE) em educação para a saúde implementada em processo de CoCriação (CoC)
Situación de Estudio (SdE) en educación para la salud implementada en el proceso de Co-Creación (CoC)
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Palavras-chaveSituation of study
Action research
Reflexive cycles
Health education
Educational co-creation
Situação de estudo
Cocriação educacional
Educação em saúde
Ciclos reflexivos
Pesquisa-ação
Situación de estudio
Co-creación educacional
Educación en salud
Ciclos de reflexión
Investigación activa
Data2021
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
RevistaRevista Brasileira de Educação
CitaçãoCarvalho, G.S., Boff, E.T.O. & Araújo, M.C.P. (2020) Situation of Study (SoS) on health education implemented in a Co-Creation (CoC) process. Revista Brasileira de Educação, 26, 1-22
Resumo(s)Situation of study (SoS) has been reported as an excellent strategy to promote students’ significant learning. This work intended to demonstrate how a SoS on health education (“Knowing cancer: a way to life”) can be implemented within the co-creation (CoC) framework. The study was carried out in a middle school, with the participation of five groups: students (14-15 years old), teachers, future teachers, university teacher trainers and health professionals. The 10 activities were carried out in school and outdoors for five months, undergoing a process of self-reflexive cycle: “reflecting and planning”, “acting and observing”, and “analyzing and reflecting”. Transcripts of debates and of students’ and teachers’ texts were subject to content analysis. This study on a topic of health education demonstrated that the Situation of Study implemented in a co-creation process was very efficient for students to develop significant learning.
A situação de estudo (SoS) tem revelado ser uma estratégia eficiente para promoção de aprendizagens significativas. Este estudo teve como objetivo demonstrar como uma SdE sobre educação em saúde (“Conhecendo o câncer: um caminho para a vida”) pode ser implementada no âmbito do processo de cocriação (CoC). O estudo foi realizado numa escola de ensino médio, com a participação de cinco grupos: alunos (14-15 anos), professores, futuros professores, formadores universitários de professores e profissionais de saúde. As dez atividades foram realizadas na escola e no exterior em cinco meses, desenvolvendo um processo de ciclo autorreflexivo: “refletir e planejar”, “atuar e observar” e “analisar e refletir”. As transcrições dos debates e dos textos dos alunos e professores foram submetidas a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que a Situação de Estudo implementada em um processo de cocriação foi muito eficiente para os alunos desenvolverem um aprendizado significativo.
La situación de estudio (SdE) es una excelente estrategia para la promoción de aprendizajes significativos. El objetivo de este trabajo es demostrar cómo una SdE sobre educación en salud (“Conociendo el cáncer: un camino para la vida”) puede ser implementada en el ámbito del proceso de co-creación (CoC). El estudio fue realizado en una escuela de educación secundaria, con la participación de 5 grupos: estudiantes (14-15 años), profesores, futuros profesores, formadores universitarios de profesores y profesionales de salud. Las diez actividades fueron realizadas en la escuela y en el exterior durante cinco meses, desarrollando un proceso de ciclo autorreflexivo “reflexionar y planear”, “actuar y observar” y “analizar y reflexionar”. Las transcripciones de los debates y los textos de estudiantes y profesores fueron sometidos a análisis de contenido. Este estudio demostró que la situación de estudio fue muy eficiente para que los estudiantes desarrollen aprendizajes significativos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71015
DOI10.1590/s1413-24782021260012
ISSN1413-247
e-ISSN1809-449X
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100211&tlng=en
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paper_SoS-CoC.pdf355,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID