Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70307

TítuloRelationships between perceived feedback usefulness and students’ homework variables at elementary school level
Outro(s) título(s)Relações entre a utilidade percebida do feedback e variáveis dos trabalhos para casa dos alunos no ensino básico
Autor(es)Almeida, Sofia Isabel Pereira
Orientador(es)Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Palavras-chaveHomework effort
Homework emotions
Homework feedback usefulness
Mathematics
Self-regulation strategies
Emoções nos trabalhos para casa
Esforço nos trabalhos para casa
Estratégias de autorregulação
Matemática
Utilidade do feedback dos trabalhos para casa
Data2020
Resumo(s)The benefits of homework to students’ school engagement and achievement depends on several factors; for example, feedback provided by the teacher. However, it seems important to homework engagement that this feedback be perceived by students as useful, a variable that has received little attention in the literature, namely at elementary school level. Thus, this study analyzed the relationships between elementary school students’ perceived homework feedback usefulness on three dimensions of homework engagement variables: effort, emotions, and the use of self-regulation strategies in homework assignments. The participants included 5th (n = 125) and 6th (n = 174) graders of mathematics who responded to self-report instruments. A multivariate regression model showed that, controlling for gender and prior achievement, perceived homework feedback usefulness was positively, but differently, related to the three outcome variables. These results indicate that when students perceive homework feedback as useful, they are likely to increase their homework effort, positive homework emotions and the use of self-regulation strategies. Therefore, to enhance student’s homework engagement, it becomes relevant that teachers are sensitive to the way homework feedback is perceived by students.
Os benefícios dos Trabalhos Para Casa (TPC) no envolvimento escolar e desempenho dos alunos depende de vários fatores, como por exemplo, o feedback fornecido pelos professores. No entanto, é importante que esse feedback seja percebido pelos alunos como útil para que tenha impacto no seu envolvimento no TPC. A utilidade percebida do feedback de TPC tem recebido pouca atenção na literatura, nomeadamente no ensino primário. Assim, este estudo analisou as relações entre a utilidade percebida do feedback de TPC de alunos do ensino básico em três variáveis dos TPC: esforço, emoções e o uso de estratégias de autorregulação nas tarefas de TPC. Os participantes incluíram alunos de matemática do 5.º (n = 125) e 6.º (n = 174) anos que responderam a instrumentos de autorrelato. O modelo de regressão multivariado mostrou que, controlando o género e o rendimento prévio, a utilidade percebida do feedback dos TPC foi positivamente relacionada às três variáveis resultado. Estes resultados indicam que se os alunos perceberem o feedback dos TPC como útil, é provável que eles aumentem o seu esforço nos TPC, as emoções positivas para com os TPC e o uso de estratégias de autorregulação. Por isso, para melhorar o envolvimento dos alunos nos TPC, parece relevante que professores sejam sensíveis à forma como o feedback dos TPC é percebido pelos alunos.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70307
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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