Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70307

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosário, Pedropor
dc.contributor.advisorCunha, Jenniferpor
dc.contributor.authorAlmeida, Sofia Isabel Pereirapor
dc.date.accessioned2021-02-17T11:26:25Z-
dc.date.available2021-02-17T11:26:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70307-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractThe benefits of homework to students’ school engagement and achievement depends on several factors; for example, feedback provided by the teacher. However, it seems important to homework engagement that this feedback be perceived by students as useful, a variable that has received little attention in the literature, namely at elementary school level. Thus, this study analyzed the relationships between elementary school students’ perceived homework feedback usefulness on three dimensions of homework engagement variables: effort, emotions, and the use of self-regulation strategies in homework assignments. The participants included 5th (n = 125) and 6th (n = 174) graders of mathematics who responded to self-report instruments. A multivariate regression model showed that, controlling for gender and prior achievement, perceived homework feedback usefulness was positively, but differently, related to the three outcome variables. These results indicate that when students perceive homework feedback as useful, they are likely to increase their homework effort, positive homework emotions and the use of self-regulation strategies. Therefore, to enhance student’s homework engagement, it becomes relevant that teachers are sensitive to the way homework feedback is perceived by students.por
dc.description.abstractOs benefícios dos Trabalhos Para Casa (TPC) no envolvimento escolar e desempenho dos alunos depende de vários fatores, como por exemplo, o feedback fornecido pelos professores. No entanto, é importante que esse feedback seja percebido pelos alunos como útil para que tenha impacto no seu envolvimento no TPC. A utilidade percebida do feedback de TPC tem recebido pouca atenção na literatura, nomeadamente no ensino primário. Assim, este estudo analisou as relações entre a utilidade percebida do feedback de TPC de alunos do ensino básico em três variáveis dos TPC: esforço, emoções e o uso de estratégias de autorregulação nas tarefas de TPC. Os participantes incluíram alunos de matemática do 5.º (n = 125) e 6.º (n = 174) anos que responderam a instrumentos de autorrelato. O modelo de regressão multivariado mostrou que, controlando o género e o rendimento prévio, a utilidade percebida do feedback dos TPC foi positivamente relacionada às três variáveis resultado. Estes resultados indicam que se os alunos perceberem o feedback dos TPC como útil, é provável que eles aumentem o seu esforço nos TPC, as emoções positivas para com os TPC e o uso de estratégias de autorregulação. Por isso, para melhorar o envolvimento dos alunos nos TPC, parece relevante que professores sejam sensíveis à forma como o feedback dos TPC é percebido pelos alunos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectHomework effortpor
dc.subjectHomework emotionspor
dc.subjectHomework feedback usefulnesspor
dc.subjectMathematicspor
dc.subjectSelf-regulation strategiespor
dc.subjectEmoções nos trabalhos para casapor
dc.subjectEsforço nos trabalhos para casapor
dc.subjectEstratégias de autorregulaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectUtilidade do feedback dos trabalhos para casapor
dc.titleRelationships between perceived feedback usefulness and students’ homework variables at elementary school levelpor
dc.title.alternativeRelações entre a utilidade percebida do feedback e variáveis dos trabalhos para casa dos alunos no ensino básicopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202579620por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sofia Almeida.pdf370,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID