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TítuloO papel do ponto-de-venda físico e do comércio tradicional no séc. XXI: estudo de caso Lux Boutique implicações da pandemia COVID-19 no retalho
Autor(es)Castro, Margarida Rodrigues Vieira de
Orientador(es)Abreu, Maria José
Palavras-chaveAtendimento personalizado
Comércio tradicional
Pandemia COVID-19
Ponto-de-venda
Retalho
COVID-19 pandemic
Personalized service
Point of sale
Retail
Traditional commerce
COVID-19
Data2020
Resumo(s)Um dos mercados mais lucrativos e com mais impacto em todo o Mundo é, sem dúvida, a Moda. Ao longo dos anos, as marcas têm vindo a adaptar-se a novos conceitos e têm vindo a evoluir, também, à mesma velocidade da tecnologia. Hoje em dia, moda não significa apenas vestuário, mas sim um estilo de vida, de personalidade bem como a definição de uma cultura. Para além da evolução das próprias marcas, também os consumidores evoluíram. Hoje, deparamo-nos com consumidores cada vez mais informados e exigentes. A aquisição de um produto não chega por si só, os consumidores pretendem vivenciar uma experiência no espaço de consumo, seja físico ou online. Como tal, tanto o avanço do universo digital como a forte afirmação das grandes marcas, introduzem questões pertinentes: Qual o papel do comércio tradicional e do ponto-de-venda físico nos dias de hoje? O atendimento personalizado e a proximidade, ainda são fatores valorizados? A pandemia de Covid-19 surge no momento da elaboração deste estudo, tendo provocado fortes impactos em vários setores. Um dos setores mais fortemente atingido foi, sem dúvida, o da moda. O comércio vivenciou uma fase bastante negativa, muitos fecharam portas e assistiu-se à adaptação a uma nova realidade. Assim, pretende-se analisar os impactos da pandemia de Covid-19 no consumo de moda, primacialmente no comércio tradicional sendo este o foco do presente estudo. Será que o comércio tradicional consegue impor-se em pleno séc. XXI, e ainda afirmar-se em plena pandemia? Concluiu-se que, apesar da forte concorrência com que a era digital “afronta” o comércio tradicional e das adversidades com que este se depara, é notável verificar que existem todo o tipo de consumidores para todo o tipo de mercado. O comércio tradicional continua a marcar a sua presença no contexto de consumo de moda, sendo que oferece conforto e proximidade a uma população que vive o seu dia-a-dia de modo cada vez mais fugaz. Certo é que, as redes sociais e a presença digital são, efetivamente, ferramentas essenciais nos dias de hoje. Contudo, o espaço físico e o online devem complementar-se. A pandemia de Covid-19 criou tremendos receios à população e ainda lhe impôs a questão do distanciamento. Apesar disso, os consumidores não se privam de consumir, tentando um regresso à normalidade o que evidencia a importância do comércio na vida de todos.
One of the most profitable and impactful markets in the world is, undoubtedly, Fashion. Over the years, brands have been adapting to new concepts and evolving at the same speed as technology. Nowadays, fashion is not just about clothes, but about a lifestyle, a personality as well as the definition of a culture. In addition to the evolution of the brands themselves, consumers have also evolved. Today, we are faced with increasingly informed and demanding consumers. The purchase of a product is not enough by itself and consumers intend to live an experience in the consumption space, whether physical or online. As such, both the advancement of the digital universe and the strong affirmation of major brands, introduce pertinent questions: What is the role of traditional commerce and physical point of sale today? Are personalized service and proximity still valued factors? The Covid-19 pandemic arises at the time of the preparation of this study, having had strong impacts in several sectors. One of the sectors hit the hardest was undoubtedly fashion. Trade experienced a very negative phase, many closed their doors and there was an adaptation to a new reality. Thus, we intend to analyse the impacts of the Covid-19 pandemic on fashion consumption, primarily in traditional commerce, which is the focus of the study. Does traditional commerce manage to impose itself amidst the XXI century, and still make a stand in an outbreak? It was concluded that, despite the strong competition that the digital age “forces upon” traditional commerce and the adversities that the latter faces, it is noteworthy to see that there are all kinds of consumers for every type of market. Traditional commerce continues to mark its presence in the context of fashion consumption, offering comfort and proximity to a population that lives their daily lives in an increasingly fleeting way. What is certain is that social networks and the digital presence are, effectively, essential tools today. However, physical space and online should complement each other. The Covid-19 pandemic created tremendous fears in the population and even imposed the issue of social distancing. Despite this, consumers do not refrain from consuming, trying to return to normality, which highlights the importance of commerce in everyone's lives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70281
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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