Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69961
Título: | Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física |
Autor(es): | Maciel, Maridalva Cardoso Cunha, António Camilo Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Maia, Dario Zivomar Flexa |
Palavras-chave: | Formação Continuada Formação Contínua Professores Educação Física |
Data: | Out-2016 |
Editora: | Realize Eventos Científicos e Editora Ltda |
Revista: | Anais CONEDU |
Citação: | Maciel, M. C., Cunha, A. C., Silva, C. & Maia, D. Z. (2016). Formação Continuada. Um Estudo com Professores de Educação Física. In F. C. Fontes (Org.). III Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades (05 a 07 de outubro, pp. 12). Natal – RN, Brasil: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda. ISSN: 2358-8829. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057 |
Resumo(s): | A implantação de novas unidades de ensino aliada ao surgimento e implementação de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro exigiu a adequação da disciplina Educação Física e seus profissionais nessa nova realidade. Tal fato voltam os olhares para os professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o intuito de perceber se tais mudanças interferem no desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Foi neste contexto que emergiu a pesquisa, tomando como referência os seguintes questionamentos: quais os conhecimentos, experiências e ideias dos professores sobre formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Visando o aprimoramento do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas buscamos averiguar qual o papel da formação continuada na vida profissional, perceber se necessitam deste processo ou têm acesso a ele. Neste estudo foi utilizada como estratégia de pesquisa, um estudo de caso e como instrumento para a recolha dos dados o questionário. Os resultados obtidos que responderam à questão principal que guiou este estudo, comprovam que os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino do IFRN e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69961 |
ISSN: | 2358-8829 |
Versão da editora: | http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9011_15082016142148.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons