Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69961
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Maridalva Cardoso | por |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.author | Maia, Dario Zivomar Flexa | por |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T12:03:20Z | - |
dc.date.available | 2021-02-01T12:03:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | Maciel, M. C., Cunha, A. C., Silva, C. & Maia, D. Z. (2016). Formação Continuada. Um Estudo com Professores de Educação Física. In F. C. Fontes (Org.). III Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades (05 a 07 de outubro, pp. 12). Natal – RN, Brasil: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda. ISSN: 2358-8829. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057 | por |
dc.identifier.issn | 2358-8829 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/69961 | - |
dc.description.abstract | A implantação de novas unidades de ensino aliada ao surgimento e implementação de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro exigiu a adequação da disciplina Educação Física e seus profissionais nessa nova realidade. Tal fato voltam os olhares para os professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com o intuito de perceber se tais mudanças interferem no desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Foi neste contexto que emergiu a pesquisa, tomando como referência os seguintes questionamentos: quais os conhecimentos, experiências e ideias dos professores sobre formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento de suas ações pedagógicas. Visando o aprimoramento do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas buscamos averiguar qual o papel da formação continuada na vida profissional, perceber se necessitam deste processo ou têm acesso a ele. Neste estudo foi utilizada como estratégia de pesquisa, um estudo de caso e como instrumento para a recolha dos dados o questionário. Os resultados obtidos que responderam à questão principal que guiou este estudo, comprovam que os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino do IFRN e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Realize Eventos Científicos e Editora Ltda | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.relation | POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Formação Continuada | por |
dc.subject | Formação Contínua | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.title | Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21057 | por |
oaire.citationConferencePlace | Natal, RN, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Anais CONEDU | por |
sdum.conferencePublication | III Congresso Nacional de Educação. Cenários contemporâneos: a educação e suas multiplicidades | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9011_15082016142148.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons