Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6973

TítuloA escola portuguesa : do “plano dos centenários” à construção da rede escolar no distrito de Vila Real
Autor(es)Pimenta, Paulo Sérgio Pereira
Orientador(es)Araújo, Alberto Filipe
Data21-Nov-2006
Resumo(s)Na memória de todos aqueles que aprenderam a ler e a escrever surgem algumas imagens da sua história, enquanto estudantes, nomeadamente a escola primária, também a imagem do professor, do livro, do caderno. O trabalho que apresentamos retrata sobretudo a imagem da escola, documentando a evolução ocorrida ao longo do tempo, 1939 a 1969 período no qual se centrou ainvestigação, e as mudanças de circunstância por que passou o ensino e, por outro lado, da forte intervenção a que as escolas, como edifícios se sujeitaram, nomeadamente, novos conceitos de arquitectura, usos de diferentes materiais e os novos métodos de construção, terminando mesmo com a utilização do edifício escolar para outros fins evitando a sua degradação, mantendo-se assim um pouco da sua história. A presente dissertação teve como objectivo principal analisar em que contexto o Plano dos Centenários abarcou a vasta rede de escolas do distrito de Vila Real. Reflectindo também num ponto de capilar importância, de que forma é que o aumento do número de alunos influenciou as novas construções escolares. Conciliando estes factores, foi colocada a grande interrogação a esta investigação, perceber e concluir se a arquitectura nacional atingirá o seu momento de expansão com o “Plano dos Centenários” ao nível dos edifícios escolares. Estruturalmente, a dissertação foi suportada por seis grandes áreas prioritárias que definimos por capítulos. Começamos por contextualizar o trabalho enquadrando a investigação no seu contexto histórico e metodológico. Posteriormente noutro ponto apresentamos os projectos de arquitectura das escolas primárias. Já no terceiro capítulo abordamos a arquitectura escolar abordando de uma forma sistematizada todas as questões relacionadas com os edifícios escolares do ensino primário. A arquitectura escolar e tratada no quarto capítulo. A caracterização do distrito de Vila Real no qual se centrou o nosso estudo, surge no quinto capítulo. Por fim, no sexto capítulo apresentamos um conjunto de fotografias de várias escolas do designado Plano dos Centenários, bem como as de tipologia Conde Ferreira, Adães Bermudes e Rogério Azevedo. Quanto à bibliografia esta foi organizada segundo os vários tipos de textos e documentos analisados.
In the memory of all learned how to read and write some images of this lives as students appear namely about their elementary school, also the image of the traditional teacher, of the notebook. The work we present here portrays, above all, the school image, documenting the evolution it was subjected to from 1939 to 1969 period in which the investigation was centered and the circumstance changes that teaching went through. It also shows the strong intervention that schools were submitted to namely on architecture concepts, uses of different material types and the new construction methods. Finally we mention the use of the school buildings for other purposes both as a way of avoiding their degradation and trying to preserve a little of their history. The present dissertation had, as its main goal, to analyse in what context the plan of the centennial included the vast net of schools in the district of Vila Real. It also reflects on a point of main importance – how did the increase in the number of students influence the new school constructions. Having in mind these two factors a big question was put to this investigation trying to understand and finally conclude if the national architecture will reach its moment of expansion with the “Plan of the Centennial” in what concerns to school buildings. Structurally, this dissertation was divided in six great priority areas that we defined as chapters. The investigation was first centred on its historical and methodological context, then, in another chapter, we present the architecture projects of elementary schools. In the third chapter we show the school architecture. There, in a systematized way, all the subjects related to the school buildings of elementary education were discussed. The school architecture and treated in the fourth chapter. The characterization of the district of Vila Real, in which our study was centred, appears in the fifth chapter. Finally in the sixth chapter we present both a set of pictures from several schools belonging to the designated “Plan of the Centennial” and others belonging to Conde Ferreira`s, Adães Bermudes and Rogério Azevedo`s types. The bibliography was organised according to several types of books and the analysed documents.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado em Educação, área de Especialização História da Educação e Pedagogia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6973
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Escola Portuguesa Tese.pdf11,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID