Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69560

TitleRastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL
Author(s)Martins, Inês
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsProcessamento auditivo
Crianças
Issue date2020
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitationMartins, I., Nunes, C.L., Capellini, & Carvalho, G.S. (2020) Rastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.102-103.
Abstract(s)As competências auditivas e cognitivo-linguísticas assumem um papel importante no desenvolvimento da criança, uma vez que são competências fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da aprendizagem da leitura e escrita. Desta forma, é de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita. Como está descrito na literatura, existe uma relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas pelo que se pretende comparar estas duas áreas, com recurso aos instrumentos: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA) e Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas: versão coletiva (PACCL versão coletiva). A amostra é constituída por crianças, de ambos os sexos, do 1o ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento da zona norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de escolaridade, como e sem necessidades educativas especiais. De referir que, todas as crianças participantes no estudo, obtiveram autorização dos respetivos encarregados de educação. Com este estudo pretende comprovar-se que existe, de facto, relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas e quais as tarefas mais correlacionadas. Ao mesmo tempo pretende-se identificar crianças em risco para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com a aprendizagem escolar. É de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita.
TypeOral presentation
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69560
ISBN978-972-8952-66-2
Publisher versionhttps://congressos.leading.pt/Ficheiros/2020/7%20CIS/7%20cis.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7CIS_RPA+PACCL.pdf118,85 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID