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TítuloRastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL
Autor(es)Martins, Inês
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveProcessamento auditivo
Crianças
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMartins, I., Nunes, C.L., Capellini, & Carvalho, G.S. (2020) Rastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.102-103.
Resumo(s)As competências auditivas e cognitivo-linguísticas assumem um papel importante no desenvolvimento da criança, uma vez que são competências fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da aprendizagem da leitura e escrita. Desta forma, é de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita. Como está descrito na literatura, existe uma relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas pelo que se pretende comparar estas duas áreas, com recurso aos instrumentos: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA) e Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas: versão coletiva (PACCL versão coletiva). A amostra é constituída por crianças, de ambos os sexos, do 1o ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento da zona norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de escolaridade, como e sem necessidades educativas especiais. De referir que, todas as crianças participantes no estudo, obtiveram autorização dos respetivos encarregados de educação. Com este estudo pretende comprovar-se que existe, de facto, relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas e quais as tarefas mais correlacionadas. Ao mesmo tempo pretende-se identificar crianças em risco para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com a aprendizagem escolar. É de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69560
ISBN978-972-8952-66-2
Versão da editorahttps://congressos.leading.pt/Ficheiros/2020/7%20CIS/7%20cis.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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