Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69560
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Inês | por |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane Lima | por |
dc.contributor.author | Capellini, Simone Aparecida | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2021-01-22T10:41:45Z | - |
dc.date.available | 2021-01-22T10:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Martins, I., Nunes, C.L., Capellini, & Carvalho, G.S. (2020) Rastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.102-103. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-66-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/69560 | - |
dc.description.abstract | As competências auditivas e cognitivo-linguísticas assumem um papel importante no desenvolvimento da criança, uma vez que são competências fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da aprendizagem da leitura e escrita. Desta forma, é de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita. Como está descrito na literatura, existe uma relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas pelo que se pretende comparar estas duas áreas, com recurso aos instrumentos: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA) e Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas: versão coletiva (PACCL versão coletiva). A amostra é constituída por crianças, de ambos os sexos, do 1o ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento da zona norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de escolaridade, como e sem necessidades educativas especiais. De referir que, todas as crianças participantes no estudo, obtiveram autorização dos respetivos encarregados de educação. Com este estudo pretende comprovar-se que existe, de facto, relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas e quais as tarefas mais correlacionadas. Ao mesmo tempo pretende-se identificar crianças em risco para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com a aprendizagem escolar. É de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Processamento auditivo | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.title | Rastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL | por |
dc.type | oralPresentation | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://congressos.leading.pt/Ficheiros/2020/7%20CIS/7%20cis.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 102 | por |
oaire.citationEndPage | 103 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 7.º Congresso Internacional em Saúde, CISaúde-2020: contextos e problemáticas emergentes: programa e livro de resumos | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
7CIS_RPA+PACCL.pdf | 118,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons