Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69560

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecidapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2021-01-22T10:41:45Z-
dc.date.available2021-01-22T10:41:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMartins, I., Nunes, C.L., Capellini, & Carvalho, G.S. (2020) Rastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCL. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.102-103.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-66-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69560-
dc.description.abstractAs competências auditivas e cognitivo-linguísticas assumem um papel importante no desenvolvimento da criança, uma vez que são competências fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, da linguagem e da aprendizagem da leitura e escrita. Desta forma, é de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita. Como está descrito na literatura, existe uma relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas pelo que se pretende comparar estas duas áreas, com recurso aos instrumentos: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA) e Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas: versão coletiva (PACCL versão coletiva). A amostra é constituída por crianças, de ambos os sexos, do 1o ciclo do ensino básico, pertencentes a um agrupamento da zona norte de Portugal, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de escolaridade, como e sem necessidades educativas especiais. De referir que, todas as crianças participantes no estudo, obtiveram autorização dos respetivos encarregados de educação. Com este estudo pretende comprovar-se que existe, de facto, relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas e quais as tarefas mais correlacionadas. Ao mesmo tempo pretende-se identificar crianças em risco para o desenvolvimento de dificuldades que interfiram com a aprendizagem escolar. É de extrema importância que sejam efetuados rastreios nas crianças, para que possam ser detetados, o mais precocemente possível, sinais de risco para o desenvolvimento de perturbação do processamento auditivo, da linguagem e/ou da leitura e escrita.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleRastreio de competências auditivas e cognitivo-linguísticas em crianças do ensino básico: RPA e PACCLpor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://congressos.leading.pt/Ficheiros/2020/7%20CIS/7%20cis.pdfpor
oaire.citationStartPage102por
oaire.citationEndPage103por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication7.º Congresso Internacional em Saúde, CISaúde-2020: contextos e problemáticas emergentes: programa e livro de resumospor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7CIS_RPA+PACCL.pdf118,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID