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TítuloOs desafios da era digital na educação e na pesquisa
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEnsino de Ciências
Tecnologias de ensino
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoCarvalho, G.S. (2020). Os desafios da era digital na educação e na pesquisa. In: Anastácio, Z., Battisti, I. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.14-15
Resumo(s)A recente e ainda atual pandemia da COVID-19 veio trazer à educação um desafio no que diz respeito ao ensino através das novas tecnologias, e do uso da internet para a pesquisa de informação técnica e científica a ser trabalhada nas aulas a distância. Nesta conferência pretende-se fazer uma breve referência à questão do ensino transmissivo tradicional e do mais atual ensino participativo, levantando a questão de como tirar proveito das novas tecnologias, agora que a Internet, e a informação aí disponível, se encontra acessível a todos e em qualquer lugar. Apresentam-se também, de forma sucinta, os métodos gerais de investigação com crianças, e de novo se questiona como tirar proveito das novas tecnologias nesta era digital. Faz-se ainda uma comparação entre o ensino tradicional (época limitada) com os desafios do ensino atual (época digital), referindo a função do professor e do aluno nestes sistemas de ensino, a importância das bibliotecas locais (época limitada) e do “open access” (época digital), e ainda, as grandes diferenças na preparação de artigos científicos e teses aquando da época limitada e na época digital. Por fim, deixam-se algumas questões para debate, em especial, como desenvolver novas competências na formação de professores com vista ao uso do mundo digital no ensino e aprendizagem de crianças e jovens. O contexto atual e as problemáticas emergentes fizeram o setor buscar soluções e apoio nos meios tecnológicos e digitais proporcionando assim que uma nova dinâmica nos atendimentos fosse criada auxiliando no suporte a estes pacientes para que os Profissionais pudessem preencher de alguma maneira as carências geradas e demandas ora impossíveis de se atender de forma presencial. A continuidade deste processo ou a evolução pode ser promissora, porém as necessidades emergentes exigem que sempre possamos evoluir ou nos reinventar e adequar a melhor forma de dar suporte e continuidade ao processo de reabilitação cujo propósito maior é a recuperação clínica do Paciente.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69559
ISBN978-972-8952-66-2
Versão da editorahttps://congressos.leading.pt/link/nb2hi4dthixs6y3pnztxezltonxxgltmmvqwi2lom4xha5bpizuwg2dfnfzg64zpgiydembpg4stemcdjfjs6nzfgiygg2ltfzygizwcu5ggs3tlykttgnjwha2ti
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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