Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69137

TítuloOs géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico
Outro(s) título(s)The genres of aggregation exam: between academic discourse and scientific discourse
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveDiscurso académico
Discurso científico
Género discursivo
Lição
Provas de agregação
Academic discourse
Scientific discourse
Discursive genre
Lesson
Aggregation exam
Data2020
EditoraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Letras
RevistaMatraga
CitaçãoMarques, M. A. (2020) Os géneros das provas académicas. Entre discurso académico e discurso científico. Matraga, v. 27, nº50, 469-486.
Resumo(s)É consensual a afirmação de Bakhtine de que falamos por géneros. A adoção deste postulado torna indispensável considerar o estatuto teórico do género e a área de atividade verbal a que se agrega, isto é, o tipo de discurso em que tem lugar. Por outras palavras, para analisar a linguagem em uso é necessário discutir o conceito de género de discurso, o que define um género, quais os parâmetros a considerar. O presente trabalho pretende, a propósito de um evento académico designado provas de agregação, determinar, descrever e explicar a categorização de um dos discursos, um género institucionalmente denominado Lição. Esta categorização é feita a partir da análise de um corpus e das perceções dos usuários sobre este género, no quadro de uma análise dos discursos.
Bakhtine's statement that we speak by discourse genres is consensual. The adoption of this postulate leads to consider the theoretical status of discursive genre and the area of verbal activity in which it is included, that is, the type of discourse in which it takes place. In other words, to analyze the language in use, it is necessary to discuss the concept of discourse genre, to find out what defines a genre or which parameters to consider for the analysis. Within an academic event called Provas de Agregação (aggregation exam), the present work aims to determine, describe and explain the categorization of one of the speeches part of this event, an institutional genre called Lição (Lesson). Attention to empirical discourses and all the contribution of research to their categorization direct scientific discussion to topics such as the delimitation of genres and types of discourse. This academic communicative event under study has characteristics that are important for the analysis of this problematic. This research, based on a corpus, analyses the users' perceptions about the genre Lição, within a theoretical framework of discourse analysis.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69137
DOI10.12957/matraga.2020.50983
ISSN1414-7165
e-ISSN2446-6905
Versão da editorahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/50983
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OsgénerosdasProvasAcadémicas.pdf328,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID