Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69137
Título: | Os géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico |
Outro(s) título(s): | The genres of aggregation exam: between academic discourse and scientific discourse |
Autor(es): | Marques, Aldina |
Palavras-chave: | Discurso académico Discurso científico Género discursivo Lição Provas de agregação Academic discourse Scientific discourse Discursive genre Lesson Aggregation exam |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Letras |
Revista: | Matraga |
Citação: | Marques, M. A. (2020) Os géneros das provas académicas. Entre discurso académico e discurso científico. Matraga, v. 27, nº50, 469-486. |
Resumo(s): | É consensual a afirmação de Bakhtine de que falamos por géneros. A adoção deste postulado torna indispensável considerar o estatuto teórico do género e a área de atividade verbal a que se agrega, isto é, o tipo de discurso em que tem lugar. Por outras palavras, para analisar a linguagem em uso é necessário discutir o conceito de género de discurso, o que define um género, quais os parâmetros a considerar. O presente trabalho pretende, a propósito de um evento académico designado provas de agregação, determinar, descrever e explicar a categorização de um dos discursos, um género institucionalmente denominado Lição. Esta categorização é feita a partir da análise de um corpus e das perceções dos usuários sobre este género, no quadro de uma análise dos discursos. Bakhtine's statement that we speak by discourse genres is consensual. The adoption of this postulate leads to consider the theoretical status of discursive genre and the area of verbal activity in which it is included, that is, the type of discourse in which it takes place. In other words, to analyze the language in use, it is necessary to discuss the concept of discourse genre, to find out what defines a genre or which parameters to consider for the analysis. Within an academic event called Provas de Agregação (aggregation exam), the present work aims to determine, describe and explain the categorization of one of the speeches part of this event, an institutional genre called Lição (Lesson). Attention to empirical discourses and all the contribution of research to their categorization direct scientific discussion to topics such as the delimitation of genres and types of discourse. This academic communicative event under study has characteristics that are important for the analysis of this problematic. This research, based on a corpus, analyses the users' perceptions about the genre Lição, within a theoretical framework of discourse analysis. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69137 |
DOI: | 10.12957/matraga.2020.50983 |
ISSN: | 1414-7165 |
e-ISSN: | 2446-6905 |
Versão da editora: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/50983 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OsgénerosdasProvasAcadémicas.pdf | 328,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons