Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69052

TítuloSemear o envelhecimento ativo numa residência sénior
Outro(s) título(s)To sow the active aging in a senior residence
Autor(es)Silva, Catarina Raquel Fernandes da
Orientador(es)Afonso, José António
Palavras-chaveEducação de adultos e intervenção comunitária
Envelhecimento
Envelhecimento ativo
Adult education and community intervention
Aging
Active aging
Data2019
Resumo(s)O envelhecimento é uma problemática de extrema atualidade. Confrontamo-nos com uma realidade demográfica caracterizada pelo aumento da esperança média de vida e pela diminuição da taxa de natalidade. Face a esta dilemática constatação, urge criar oportunidades que viabilizem às pessoas envelhecer condignamente. É neste contexto que surge o projeto - Semear o envelhecimento ativo numa residência sénior - desenvolvido com idosos do Lar Alcide Felgueiras, com a finalidade de promover o envelhecimento bem-sucedido/ativo através da educação ao longo da vida, através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 22 participantes com idades compreendidas entre os 55 e os 94 anos. Partindo das necessidades, interesses, objetivos e expectativas dos nossos idosos, foram desenvolvidas atividades, agrupadas nos Ateliês de Estimulação cognitiva e de Culinária e nas Oficinas Lúdico-Pedagógica e de Música com os objetivos de promover o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas e emocionais, despertar as relações interpessoais, criar laços com a comunidade envolvente e estimular a partilha de saberes, conduzindo, deste modo, à valorização pessoal e social dos intervenientes no projeto. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo hermenêutico, desenvolvemos um trabalho de investigação-ação participativa com recurso às técnicas de animação sociocultural como ferramenta que promove a participação, revigora as redes sociais e fomenta a emancipação da população-alvo do projeto, tanto a nível pessoal quanto comunitário. Os resultados obtidos evidenciam que este projeto teve o impacto desejado na vida de cada sénior, uma vez que a participação ativa possibilitou-lhes reduzir o isolamento social, estimular a vivência em comunidade e aquisição de novas aprendizagens.
Growing old, is a problematic of extreme actuality. Nowadays, we confront ourselves with a demographic reality characterized by an increase in life’s average expectancy and a decrease in the birth rate. Face to this dilemma, it is urgent to create opportunities that will allow people to age in a dignified way. It is on this context that urges this project – Sowing active ageing in a senior residence – which was developed with elderly people from the Alcide Felgueiras Home, with the aim to promote successful and active ageing through lifelong education and socio-cultural animation. This project covered a group of 22 participants aged between 55 and 94 years old. Based on the needs, interests, objectives and expectations of our elderly people some activities where developed. Grouped into Cognitive and Cooking Stimulation, the Play-Pedagogical and Music Workshops, so that we could improve the development of physical, cognitive and emotional skills, awakening interpersonal relationships, creating bonds with the surrounding community and stimulating the sharing of knowledge, and therefore, conducting the participants of the project in personal and social valuing. Using the hermeneutic qualitative-interpretative paradigm, we developed a participatory action-research work using the techniques of sociocultural animation, social networks and emancipation of the target population of the project, as a tool to promote the participation in personal and community levels. The results gotten, show that this project had the desired impact on the lives of each senior, since their active participation enabled them to reduce social isolation, stimulate community living and the acquisition of new learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69052
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Catarina Raquel Fernandes da Silva.pdfRelatório de Estágio5,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID