Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/68282

TitleAtendimento educacional à criança hospitalizada: estudo de caso em um hospital pediátrico em Portugal
Author(s)Silva, Rosilene Gonçalves
Martins, Cristina Araújo
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsPedagogia hospitalar
Educação hospitalar
Criança hospitalizada
Educação e saúde
Issue date2020
PublisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitationSilva, R.F.G., Martins, C.A., Carvalho, G.S. (2020) Atendimento educacional à criança hospitalizada: estudo de caso em um hospital pediátrico em Portugal. In: Livro de Resumos - XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, SPCE, pp. 35-36
Abstract(s)O Hospital que oferece atendimento educacional às crianças hospitalizadas possibilita a inclusão educativa e social, pelo acesso a práticas educativas organizadas para a continuidade de estudos formais que diminuem os prejuízos no âmbito pedagógico e favorecem um ambiente hospitalar mais acolhedor e propício ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Desenvolvemos o estudo com o objetivo de conhecer a estrutura organizativa e o trabalho educacional desenvolvido em meio hospitalar, bem como, identificar a perceção de crianças, famílias e profissionais de educação e saúde sobre o atendimento escolar hospitalar. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, com realização de análise documental e estudo de caso numa instituição hospitalar do Porto. Neste trabalho apresentamos os dados de análise documental e observação participante realizadas no âmbito de ações educativas desenvolvidas com as crianças em internamento de pediatria, em oncologia pediátrica e hospital de dia. O Hospital atende pedagogicamente crianças e jovens de 06 a 19 anos, abrangendo todos os ciclos de ensino e conta com professores do Ministério da Educação. O apoio educativo objetiva permitir a continuidade dos vínculos escolares, respeitando as singularidades e potencialidades das crianças hospitalizadas de forma a favorecer a sua participação ativa no processo educativo. O trabalho pedagógico desenvolvido privilegia a autoestima, a autonomia e a socialização. As crianças que recebem apoio educativo no Hospital veem salvaguardadas condições especiais de avaliação, apoio educativo individualizado, adaptação curricular e utilização de recursos e equipamentos especiais. Os desafios de educar neste contexto são de elevada complexidade e exigem dos professores competências, habilidades e atitudes que atendam as necessidades individuais e coletivas das crianças, bem como, as demandas do Hospital e das interações socias originárias desta ação. Com este estudo espera-se ampliar o debate sobre a importância da educação em meio hospitalar e contribuir para promover a criação de políticas públicas em prol do direito à educação da criança hospitalizada.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68282
ISBN978-989-95390-2-0
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

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