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https://hdl.handle.net/1822/68282
Título: | Atendimento educacional à criança hospitalizada: estudo de caso em um hospital pediátrico em Portugal |
Autor(es): | Silva, Rosilene Gonçalves Martins, Cristina Araújo Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Pedagogia hospitalar Educação hospitalar Criança hospitalizada Educação e saúde |
Data: | 2020 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) |
Citação: | Silva, R.F.G., Martins, C.A., Carvalho, G.S. (2020) Atendimento educacional à criança hospitalizada: estudo de caso em um hospital pediátrico em Portugal. In: Livro de Resumos - XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, SPCE, pp. 35-36 |
Resumo(s): | O Hospital que oferece atendimento educacional às crianças hospitalizadas possibilita a inclusão educativa e social, pelo acesso a práticas educativas organizadas para a continuidade de estudos formais que diminuem os prejuízos no âmbito pedagógico e favorecem um ambiente hospitalar mais acolhedor e propício ao desenvolvimento de aprendizagens significativas. Desenvolvemos o estudo com o objetivo de conhecer a estrutura organizativa e o trabalho educacional desenvolvido em meio hospitalar, bem como, identificar a perceção de crianças, famílias e profissionais de educação e saúde sobre o atendimento escolar hospitalar. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, com realização de análise documental e estudo de caso numa instituição hospitalar do Porto. Neste trabalho apresentamos os dados de análise documental e observação participante realizadas no âmbito de ações educativas desenvolvidas com as crianças em internamento de pediatria, em oncologia pediátrica e hospital de dia. O Hospital atende pedagogicamente crianças e jovens de 06 a 19 anos, abrangendo todos os ciclos de ensino e conta com professores do Ministério da Educação. O apoio educativo objetiva permitir a continuidade dos vínculos escolares, respeitando as singularidades e potencialidades das crianças hospitalizadas de forma a favorecer a sua participação ativa no processo educativo. O trabalho pedagógico desenvolvido privilegia a autoestima, a autonomia e a socialização. As crianças que recebem apoio educativo no Hospital veem salvaguardadas condições especiais de avaliação, apoio educativo individualizado, adaptação curricular e utilização de recursos e equipamentos especiais. Os desafios de educar neste contexto são de elevada complexidade e exigem dos professores competências, habilidades e atitudes que atendam as necessidades individuais e coletivas das crianças, bem como, as demandas do Hospital e das interações socias originárias desta ação. Com este estudo espera-se ampliar o debate sobre a importância da educação em meio hospitalar e contribuir para promover a criação de políticas públicas em prol do direito à educação da criança hospitalizada. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68282 |
ISBN: | 978-989-95390-2-0 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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