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https://hdl.handle.net/1822/68065
Título: | O léxico bilingue: Um léxico ou dois? Eis a questão… |
Autor(es): | Comesaña, Montserrat Fraga, Isabel Perea, Manuel Pinheiro, Ana P. |
Palavras-chave: | Bilinguismo reconhecimento visual de palavras |
Data: | Jun-2008 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Citação: | Comesaña, M., Fraga, I., Perea, M., & Pinheiro, A. (2008). O léxico bilingue: Um léxico ou dois? Eis a questão… In C. Flores (Ed.), Temas em Bilinguismo (pp. 15-60). Braga: Hespérides. DOI: 10.13140/2.1.1841.2489 |
Resumo(s): | [Excerto] O léxico mental representa a ponte entre a mensagem linguística recebida e a interpretação dessa mensagem (van Hell, 1998). Compreender de que forma os indivíduos bilingues reconhecem e dizem as palavras em cada um dos seus idiomas tem sido objecto de grande interesse no âmbito da Psicolinguística. As investigações passadas acerca da organização do léxico bilingue centraram-se em aspectos tais como: (1) o modo de representação de palavras de cada um dos idiomas por parte de indivíduos bilingues, considerando duas possibilidades: a representação das palavras num único léxico ou em dois léxicos diferentes; (2) o acesso ao léxico (reconhecimento), de forma selectiva (Gerard & Scarborough, 1989; Macnamara & Kushnir, 1971; Soares & Grosjean, 1984) ou não selectiva (Altenberg & Cairns, 1983; Brysbaert, van Dyck & van de Poel, 1999; de Bruijn, Dijkstra, Chwilla & Schriefers, 2001; Marian & Spivey, 2003; van Hell, 1998). A maioria dos dados acumulados converge num modelo bilingue em que a forma da palavra traduzida se encontra representada num sistema específico das línguas a um nível lexical, enquanto a representação do significado se encontraria a um nível conceptual comum a ambas as línguas (van Hell, 1998), embora a evidência mais recente fale de um léxico integrado e mantenha a ideia de que existem representações semanticamente compartilhadas pelas duas línguas (Perea, Duñabeitia, & Carreiras, 2008). Neste sentido, importa referir que, dependendo do nível de representação avaliado (léxico ou morfo-sintáctico), é possível falar de diferenciação ou de integração. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
Descrição: | Coleção: Hespérides. Linguística, vol. 7. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68065 |
ISBN: | 978-972-8063-57-3 |
DOI: | 10.13140/2.1.1841.2489 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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