Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67805

TítuloAvaliação dos efeitos do programa de literacia familiar "Jogos Interativos de Leitura"
Outro(s) título(s)Evaluation of the effects of the family literacy program “Interactive Reading Games”
Autor(es)Henriques, Graciete Marisa Martins
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Literacia emergente
Programas de literacia familiar
Pre-school education
Emergent literacy
Family literacy programs
Data2020
Resumo(s)A implementação de programas de literacia familiar em idade pré-escolar surge do reconhecimento que a família pode ter no desenvolvimento literácito dos filhos. O seu propósito é o de capacitar os pais de modo a que os mesmos sejam capazes de promover o desenvolvimento de competências de literacia emergente. Este projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de literacia familiar, especificamente os Jogos Interativos de Leitura (JIL). De forma específica pretende-se analisar o impacto do JIL ao nível das práticas de literacia familiar, da linguagem oral e da escrita. A amostra será constituída por 60 crianças do último ano da educação pré-escolar inscritas em jardins de infância tutelados pelo Ministério da Educação e pelos seus pais. O programa será aplicado ao longo de 10 sessões em formato de live streaming, com a duração de 60 minutos, com frequência quinzenal ao longo de 6 meses. Para a avaliação dos efeitos do programa recorrer-se-á a um design experimental. Os pais serão distribuídos de forma aleatória por dois grupos: grupo experimental (GE) e de controlo (GC), com duas medidas no tempo (pré e pós teste). O foco na implementação de programas de literacia familiar deve-se ao aumento da probabilidade de as crianças virem a ter sucesso na aprendizagem formal da leitura e escrita.
The implementation of family literacy programs at preschool age arises from the recognition that the family can have in the children's literacy development. Its purpose is to empower parents so that they are able to promote the development of emerging literacy skills. This project aims to evaluate the effectiveness of a family literacy program, specifically the Interactive Reading Games (JIL). The intention is to analyze the impact of JIL in terms of family literacy practices, oral language and writing. The sample consists of 60 children from the last year of pre-school education enrolled in kindergartens tutored by the Ministry of Education and their parents. The program will be applied over 10 sessions in live streaming format, with a duration of 60 minutes, with a fortnightly frequency over 6 months. To evaluate the effects of the program, an experimental design will be used. Parents will be randomly assigned into two groups: experimental (EG) and control (CG) groups, with two measurements over time (pre and post test). The focus on implementing family literacy programs is due to the increased likelihood that children will succeed in formal learning of reading and writing.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67805
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Graciete Henriques.pdf226,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID